13 Julho 2022 / Alerta nova vaga de Phishing

DHL Express Portugal > 13 Julho 2022 / Alerta nova vaga de Phishing

O Centro Nacional de Ciber Segurança lançou um alerta para uma nova onda de e-mails com anexos ou ligações maliciosas que estão a ser enviados de novo em número crescente. O respetivo malware é o EMOTET, que é capaz de responder a conversas de correio eletrónico existentes e, por conseguinte, enviar e-mails de aparência autêntica.

Os e-mails de Phishing contêm atualmente ficheiros maliciosos .doc(m) e .xls(m) ou arquivos ZIP protegidos por palavra-passe contendo estes ficheiros. Para além de anexos de ficheiros, podem também aparecer links para tais ficheiros.

O EMOTET é particularmente conhecido pelo chamado “sequestro em cadeia de correio eletrónico”. Os destinatários recebem e-mails personalizados que parecem ser de colegas ou parceiros de negócios e por vezes até citam e-mails anteriores do destinatário.

Estes fazem com que o Phishing pareça autêntico e induzem os destinatários a abrir os documentos anexos, desencadeando a execução de malware.

Com a app DHL Express Mobile, disponível para AndroidiPhone e iPad, pode aceder de forma segura a todos os envios DHL, como alternativa ao e-mail e ao SMS, inclusive os envios que carecem despacho e pagamento de taxas podem ser pré-avisados pela app, evitando dúvidas sobre os SMS e os e-mails.

Para saber que cuidados deve ter consulte as nossas recomendações em Sensibilização para a Fraude.

blank