Com cerca de 3 mil milhões de pessoas ativas no Facebook, e mais de mil milhões no Instagram e no divertido TikTok, o alcance global das redes sociais é uma poderosa ferramenta de marketing e vendas para o seu negócio de e-commerce. E o melhor? São grátis!
Seja expert ou aprendiz a usá-las, siga estas dicas para um e-commerce de sucesso.
1. Vender nas redes sociais é encontrar o seu público
Existem muitas plataformas de redes sociais, mas precisa estar em todas? Deve considerar os dados demográficos dos seus clientes e compreender qual das redes se adequa mais ao seu target.
2. Mantenha a marca consistente
As suas redes sociais devem ser uma extensão perfeita do seu site de e-commerce. Use as mesmas cores, fontes, tom de voz e recursos visuais em todos os pontos de contacto para fortalecer a identidade da sua marca na mente dos clientes.
3. Qualidade acima de quantidade
Fazer muitas publicações não é sinónimo de muitas vendas, pois ninguém quer ser bombardeado com estas mensagens. Em vez disso, opte por publicar conteúdo interessante e relevante para as necessidades dos seus clientes.
4. Lembre-se: o período de atenção é curto
Somos uma sociedade de scrollers, portanto, certifique-se que o seu conteúdo é “direto ao assunto”. Priorize visuais – fotos, vídeos e o formato stories – para manter as pessoas interessadas.
5. A hora da publicação é crucial
Tão importante quanto o que publica, é quando publica. Ao início será um pouco “tentativa e erro”, mas, com o tempo, terá dados para entender quando os seus clientes estão mais ativos em cada rede.
6. Envolva-se na conversa
A presença nas redes sociais é uma oportunidade para se envolver com os seus clientes. Leia as conversas na sua página, responda a comentários, faça perguntas e convide-os a deixarem revisões a produtos ou à marca.
7. Compartilhar UGC
O conteúdo gerado pelo utilizador é 42% mais eficaz do que o conteúdo de marca na conversão de vendas. Monitorize publicações em que a sua empresa foi “tagada” e interaja com a mesma. Este conteúdo parecerá mais autêntico para os potenciais clientes.
8. #SejaNotificado
As hashtags são uma forma de vincular o seu conteúdo às pessoas para quem ele será mais relevante. Mas não exagere – muitas hashtags num conteúdo pode ser uma distração ou uma porta de saída da sua página.
9. Crie um calendário de conteúdo
Ao longo do ano, há muitos feriados e efemérides para o seu negócio alavancar – Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, entre outros. Defina um calendário de conteúdo para preparar e agendar as suas campanhas com tempo.
10. Medir, testar e rever
Use e abuse do Google Analytics. É grátis e fornece-lhe dados valiosos sobre o seu site e os seus visitantes:
- Que tráfego veio de que rede social
- Qual a rede social com melhor desempenho para a sua empresa
- Quantas conversões de vendas obtém das redes sociais
- O ROI das suas campanhas
Depois de ter essas informações, pode ajustar, melhorar e mudar aspetos da sua estratégia até que esteja a funcionar no nível ideal.
Aproveite e siga-nos no Instagram e no LinkedIn para conhecer em primeira mão todas as nossas novidades.