Uma operação logística sem problemas é sinónimo de eficácia de tempo, dinheiro e que os seus clientes recebem os seus pedidos dentro do prazo. E se há algumas áreas que requerem muito investimento e planeamento, outras podem ser aperfeiçoadas de forma simples e ainda hoje. Ficou curioso? Leia as dicas que temos para si.
-
Identifique os seus pontos fracos
Uma análise SWOT fará maravilhas ao seu negócio e à sua operação logística. Desde stock, armazenamento ou faturação, haverá espaço para melhorias. Identifique o que pode aumentar a sua produtividade e perceba se as alterações têm um impacto imediato ou se exigirão um planeamento mais longo. Quando souber isto, pode concentrar-se nas melhorias imediatas e obter algumas vitórias mais rápidas.
-
O que é medido é feito
Os detalhes importam. Não é suficiente dizer “a nossa seleção de encomendas precisa ser mais rápida.”, é preciso identificar quais os KPI (Indicador Chave de Performance) a atingir. Perceba quantos pedidos são separados por hora, ou quantos erros de separação ocorrem por dia, agora. Vai precisar deste agora para comparar com o “depois” das melhorias e saber se estão a resultar
-
Ouça os seus funcionários
Eles são o seu recurso mais valioso para melhorar a sua operação logística. Eles estão no terreno a ver onde as coisas acontecem, onde os erros são cometidos e onde os processos são ineficazes. Recolha o seu feedback, reúna a sua equipa e defina se as ideias podem ser implementadas. Depois, se resultarem, recompense-os e abra as portas a que mais sugestões surjam.
-
Organize o seu armazém
O espaço é a “mercadoria” mais valiosa num armazém. Poderá valer a pena optar por sistema de estantes verticais que poupam espaço e reduzem viagens. Coloque os produtos mais vendidos perto da porta de embarque e os menos mais afastados. Se tem produtos que costumam ser pedidos juntos, tenha-os perto uns dos outros. E, claro, invista num software de gestão de stock inteligente.
-
Defina as rotas de entrega
Uma rota de entrega previamente definida permitirá poupanças de custos e tempo. Na DHL Express temos o Greenplan, um poderoso algoritmo que otimiza as rotas de logística.
No final, não se esqueça da “última milha da entrega” e procure soluções para uma entrega mais rápida e cómoda aos seus clientes. É aqui que, mais uma vez, a DHL Express faz a diferença através de serviços como o On Demand Delivery e Direct Signature.
Conheça melhor os nossos serviços, descubra como podemos ajudar o seu negócio a crescer e preencha este formulário para entrarmos em contacto consigo.