Está a tentar comunicar com o seu público alvo de forma mais eficiente?
Na Conferência Anual da British Chambers of Commerce, Claran Quilty, Diretora de Negócios EMEA do Facebook e Martin Sorrell, Chefe Executivo e Fundador da WPP, discutiram a evolução da comunicação, a ascensão do e-commerce e o que a mudança para mobile irá representar para as empresas. Aqui deixamos três formas de alcançar um público internacional utilizando plataformas online.
1. Tire partido do aumento de utilização de dispositivos móveis
É importante reconhecer que, atualmente, é possível chegar aos seus potenciais clientes em qualquer parte do globo e a qualquer momento. O utilizador mediano olha para o telemóvel cerca de 200 vezes por dia. Para além dos telemóveis também estamos ligados através de uma diversidade de dispositivos, como computadores e tablets. No Reino Unido, 51% das compras online no quarto trimestre de 2015 provêm de smartphones e tablets. Outros países, como a China e o Brasil estão em situações semelhantes.
É importante relembrar que os consumidores não utilizam apenas dispositivos móveis para as suas compras, no entanto, 72% dos compradores jovens fazem a sua pesquisa online antes de prosseguirem para a compra na loja física, na esperança de encontrarem melhores ofertas online.
Isto apenas indica que é cada vez mais importante que as empresas adotem estratégias de marketing digital que incluam uma visão para mobile. Para levar a cabo a sua estratégia de mobile, poderá tomar algumas medidas, como desenvolver um website responsive de e-commerce ou adaptar os seus e-mails para estes dispositivos. Ou pode pensar grande e mudar o seu plano de marketing, para por exemplo dar prioridade na sua comunicação para mobile.
Saiba mais no nosso artigo ” M-commerce ou como o comércio eletrónico já não está só no computador”.
2. Utilize as redes sociais para interagir com o seu público-alvo
O aumento da atividade de mobile também afetou a utilização das redes sociais: Quilty explicou que cerca de 90% dos utilizadores do Facebook verifica o seu feed entre 11 a 14 vezes por dia. Isto é uma excelente oportunidade para as empresas que apostam em publicidade e marketing de conteúdo nas redes sociais.
Saiba o que é o marketing de conteúdo e como utilizar no seu negócio e-commerce.
Mais de 50 milhões de empresas já estão a utilizar o Facebook para fazerem crescer o seu negócio- Saiba porque é que as empresas pequenas também devem estar no Facebook . Se está a pensar explorar melhor as redes sociais como um canal de negócio ou se está apenas a começar, lembre-se de personalizar a sua comunicação. Tenha em consideração o que os seus consumidores querem ver e ouvir da sua empresa. Não se foque, exclusivamente em transmitir mensagens comerciais.
Leia sobre como vender nas redes sociais.
Uma excelente forma de aumentar a sua visibilidade nas plataformas digitais é através da criação de conteúdo audiovisual cativante. Prevê-se que, em poucos anos, 80% do tráfego de conteúdos audiovisuais provenha de dispositivos mobile e que a utilização das redes sociais torne o processo de partilha cada vez mais simples.
Saiba como utilizar vídeo no seu negócio e-commerce.
A UK Trade & Investment, por exemplo, tem utilizado conteúdos audiovisuais como ponto central na campanha Exporting is GREAT que ajuda a mostrar a procura mundial por produtos e serviços ingleses.
3. Tire melhor partido das plataformas e-commerce
Martin Sorrell sublinhou que apesar os retalhistas terem mais poder sobre os fabricantes, no passado, a tendência será para a inversão de controlo com a ascensão do e-commerce. Os fabricantes passam a ter mais informação sobre os consumidores, o que lhes permite comunicar diretamente e de forma mais eficaz com estes. Por esta razão, a concorrência entre retalhistas e fabricantes tem aumentado e como resultado demonstraram que as plataformas de e-commerce são bastante úteis para fazer crescer o seu negócio.
Quando tiver que escolher entre ter uma loja e-commerce no website da sua empresa ou vender os seus produtos em plataforma de e-commerce comuns online como o Ebay, Alibaba ou o Etsy, considere qual funcionaria melhor para o seu negócio ou se funcionariam ambos em simultâneo. Múltiplos canais dar-lhe-ão uma exposição mais ampla e ajudarão a chegar a uma audiência global.
É importante ter em consideração os seus clientes internacionais antes de escolher qual será a plataforma de retalho online que pretende utilizar: adaptando o idioma, pagamento ou opções de preço podem tornar o seu website mais apelativo para o seu público alvo.