DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > 5 dicas para ter um site de e-commerce perfeito

 

5 dicas para ter um site de e-commerce perfeito

ilustração relacionada com o e-commerce que contem um saco de compras e cartão de crédito

Precisa de motivação para estabelecer uma estratégia internacional de e-commerce perfeito?

Então considere o seguinte: 2.300 mil milhões de dólares foi o montante gasto em 2017, a nível mundial, em regime de comércio eletrónico.

Claro que antes da sua empresa poder vender produtos para consumidores ou até a outras empresas fora das suas fronteiras, será necessário avaliar se está pronto para se internacionalizar. Seguir estas cinco dicas vão aproximá-lo do mercado global!

1. Escolha uma plataforma que lhe permita crescer internacionalmente

O seu site na Internet passa a ser tão importante como qualquer loja física e por isso precisa de estar adaptado para o mercado global se pretende vender internacionalmente. Deve de ter a capacidade de vender e proporcionar uma boa experiência de consumo para clientes em múltiplos países, operando com idiomas e moedas distintas. Algumas plataformas globais populares incluem: Shopify, Magento, PrestaShop, Wix, WooCommerce e BigCommerce. Já as conhece?

Conheça as oportunidades do comércio online internacional.

2. Considere o processo de compra do consumidor

Para todos os consumidores, das diferentes regiões e países, o seu site precisa de incorporar funcionalidades que realcem a experiência de compra. Sites responsivos (que tanto funcionam bem em computador como em smartphone, por exemplo) e pagamentos online seguros em várias moedas são as expetativas padrão dos consumidores online e devem de ser uma parte do seu site global.

Leia sobre os custos e problemas associados aos pagamentos internacionais.

A ascensão do comércio eletrónico levou ao aumento das compras através de dispositivos móveis. Esta plataforma passou a ser determinante para operar em comércio eletrónico e não pode de forma alguma ser negligenciada. Já experimentou usar o seu site através de um smartphone?

Saiba se o seu negócio está pronto para o m-commerce.

3. Apresente de forma inequívoca as opções de envio

O seu site precisa de ser transparente quanto às opções de envio e respetivos custos com base na localização do consumidor. Não há nada pior que iniciar uma compra e ser informado no último passo que temos que pagar portes elevadíssimos, para os quais não estávamos preparados. Idealmente considere também a opção de portes grátis em certos produtos, durante períodos específicos (feriados, como o Halloween) ou para encomendas com um determinado valor mínimo. Não esconda os custos associados a compras internacionais.

Oferecer os portes ou não? Saiba a resposta à pergunta que assombra todos os negócios de e-commerce

4. Ofereça serviço de chat online

Numa loja online o suporte ao cliente é fundamental porque os seus consumidores não têm a oportunidade de falar com pessoas como numa loja tradicional. Sugerimos que atenda os seus clientes através de chats online, algo que pode aumentar a conversão do seu site em 20%. O serviço mantém os clientes no seu site, é fácil de usar, não os obriga a gastar dinheiro numa longa chamada internacional e isso vai tornar os seus visitantes em compradores.

Saiba os cuidados a considerar no live chat do seu site.

5. Agilize o processo de envio de encomendas para o cliente e para si

Notificações sobre as encomendas, encomendas expresso e a especialização em envios internacionais para lidar com temas complexos como as alfândegas têm sido uma revolução para o e-commerce global. Se não estiver no setor de transporte de mercadorias, certamente vai necessitar de um parceiro para enviar as suas encomendas internacionalmente. Escolha uma transportadora que seja experiente, tal como a DHL Express. Conheça os especialistas em transporte expresso online.

Se seguir estes 5 passos, será muito mais fácil conseguir ter um negócio e-commerce perfeito!

Saiba como vender nos primeiros dias de negócio.

blank