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5 etapas para tornar o site da sua empresa ou loja online atraente para o target

ilustração com imagem de uma loja em cima do teclado de um computador portátil

Cerca de 3 mil milhões de pessoas são utilizadores da internet e em média, gastam 4,5 horas diárias online – portanto torna-se mais importante que nunca ter uma boa estratégia digital para a sua empresa.
Se está a considerar internacionalizar o seu site ou loja e-commerce, é fundamental conhecer o seu público alvo e motivar os visitantes a permanecerem (e a comprarem!) no seu site.

Reunimos alguns passos para garantir que o seu site alcança e interage com o público alvo correto.

1. Analise a sua audiência

Escolha o seu público alvo e mantenha-o em consideração durante todo o processo.

Onde está o seu público alvo? Que idioma(s) falam? O que escreveriam nos motores de pesquisa ao procurar o seu site? O que esperariam encontrar no seu site? Se o seu público alvo utilizar um idioma diferente, deve considerar a tradução do seu site.

2. Considere a utilização de keywords e key phrases

Keyword” e “key phrase” são termos que os utilizadores utilizam nos motores de pesquisa para encontrar páginas relevantes.

A ferramenta Google Keyword Planner ajuda-o a identificar palavras e frases procuradas por utilizadores e que são relevantes para o seu conteúdo.

Já viu as keywords para o mercado global ou regional? Mesmo que o seu rank seja elevado em Portugal, o mesmo pode não acontecer para outros países. Será fácil encontrar o seu site no seu mercado alvo e por clientes internacionais?

No entanto, não encha o seu conteúdo de keywords e key phrases. O Google tem intenção de mostrar conteúdo relevante aos seus utilizadores e, portanto, irá melhorar o rank de sites com o conteúdo mais relevante ao invés de sites que inundam o seu conteúdo de keywords.

Saiba mais sobre a otimização de sites de comércio eletrónico para os motores de busca.

3. Lembre-se da importância do conteúdo

A taxa de rejeição é a percentagem de visitantes que saem da sua página após visitarem uma única página. A taxa média de rejeição é de 40% mas as razões para a rejeição (e as percentagens de rejeição) variam – portanto é melhor não ver a sua situação de forma isolada.

A melhor medida que pode tomar de forma a evitar uma taxa de rejeição elevada é dar aos seus visitantes exatamente aquilo que estão à procura. Se o seu conteúdo coincidir com as keywords que os visitantes procuram, e respondem às questões dos visitantes, então estes ficarão mais tempo no seu site.

Certifique-se de que o conteúdo do seu site é simples e informativo. Não complique a linguagem utilizada e relembre-se para quem é o conteúdo. É, ainda, importante, controlar frequentemente a qualidade do seu site. Considere ainda adicionar uma seção de blog que servirá para manter o seu público alvo atualizado com notícias e desenvolvimentos importantes sobre os seus produtos, especialmente se for relevante para mais que um mercado alvo.

Conheça a importância de um blog.

4. Certifique-se de que o seu site é amigo do utilizador

Algumas das maiores frustrações online são sites que demoram demasiado tempo para carregar uma página, que são difíceis de navegar ou que não mostram a informação correta.

Assegure o fácil acesso aos seus contactos e aos botões de partilha para as redes sociais para que possa assegurar um alcance elevado e para facilitar a partilha do seu conteúdo online.

Um terço das páginas web são vistas através de dispositivos móveis: os consumidores estão à procura de fazer negócios em movimento. Isto significa que precisa de ter um site com uma versão mobile apelativa. Aliás, o Google penaliza os sites que não tenham conteúdo otimizado para mobile.

Leia sobre a importância das aplicações móveis em e-commerce.

5. Continue a aprender através de testes de divisão

Testes de divisão, ou testes A/B, são uma forma de testar o seu site, para melhorar  as métricas, como cliques, realização de inquéritos ou compras.

Existem diversos aspetos que podem ser testados através dos testes de divisão para entender se funcionam corretamente. Pode tentar mudar o tamanho, forma, cor e posição dos seus ícones e botões para perceber o que lhe garante uma maior taxa de cliques; mudar o seu esquema de cores ou design ou alterar o seu layout e a navegação no site.

Reveja e melhore o seu site pelo menos uma vez por mês para identicar tendências, áreas com potencial para melhorias e para estar um passo à frente da sua concorrência.

Se precisar de ajuda a levar o seu negócio a portos internacionais, não se preocupe, nós estamos aqui para o apoiar. Reunimos um guia com esse intuito. Se pretender informações para o ajudar a exportar visite o nosso site e um especialista da DHL irá ajudá-lo.

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