DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Gestão de Negócios > 5 Razões Para Usar Chatbots na Sua Empresa

 

5 Razões Para Usar Chatbots na Sua Empresa

Chatbot

Há alguns anos, o marketing online fazia-se com aplicativos e infográficos, mas agora existe um novo “jogador” em destaque: os chatbots. A verdade é que os chatbots existem há décadas, mas só recentemente é que as empresas começaram a explorar as oportunidades que estes oferecem. 

Vai encontrar chatbots em apps de mensagens para smartphones para uso pessoal ou em sites de empresas para uso comercial. Um chatbot bem otimizado pode ser um ótimo complemento para o site de uma empresa, pois pode ajudar a aumentar as suas taxas de conversão. 

Benefícios de usar um chatbot na sua empresa

  • Os chatbots têm potencial

Mesmo sendo cada vez mais usados, o chatbot moderno ainda é uma tecnologia jovem. Com o desenvolvimento contínuo da Inteligência Artificial, o potencial para bots nos negócios e na vida pessoal é ilimitado.

  • Podem ser fáceis de construir

Depende do que deseja alcançar, é claro, mas pode criar um chatbot simples baseado no Facebook Messenger sem nenhuma experiência de programação.

  • Os chatbots enfatizam a marca e a imagem da empresa

O chatbot representa a empresa quando se está a comunicar com o cliente. Portanto, do ponto de vista do marketing, é uma personificação perfeita da construção da marca.

  • Oferecem serviços simples

Um chatbot bem otimizado comunica apenas o essencial e não sobrecarrega os utilizadores, permitindo que acedam a respostas às suas perguntas em 3 ou 4 cliques.

  • Os chatbots automatizam processos.

Os bots são capazes de realizar tarefas analíticas básicas que estariam afetas a um humano, dando a este mais tempo para outras necessidades da empresa.

Que conclusão tiramos daqui?

No geral, a dificuldade da criação do chatbot não é a implementação, mas o próprio design. Primeiro, precisa descobrir qual será o propósito de uma única função e, em seguida, precisa planear a conversa em detalhe. Precisa controlar a conversa, mas também precisa ficar atento ao que leva a alguém sair da conversa com o bot. Com um pouco de paciência e algumas ferramentas muito básicas, pode configurar seu próprio chatbot e potenciar a sua relação com os seus clientes.

blank