5 técnicas de nudge que o podem ajudar

Mão de uma pessoa aberta com a palma virada para cima de onde aparece um holograma de um cérebro

“Nudges” são técnicas de economia comportamental, que ajudam a encorajar certas ações.

Não são uma ciência porque as emoções são difíceis de prever e, portanto, o ideal é testar várias teorias, até obter os resultados que deseja.

Conheça 5 técnicas “Nudge”, que pode experimentar:

1. Demonstre provas sociais

Um aviso num quarto de hotel que diga “Pense no ambiente ao reutilizar as suas toalhas”, obtém piores resultados do que “75% dos nossos hóspedes reutilizam as suas toalhas”, que aumentou a sua reutilização em 26%.

2. Utilize ancoragem

No que diz respeito ao preço, o contexto é tudo. A perceção do valor de um artigo, é diferente consoante o que o rodeia. Os táxis de Nova Iorque utilizam esta técnica para aumentar as gorjetas. No ecrã aparecem as opções: 15%, 20% e 25%. Esta técnica aumentou as gorjetas, da média de 10%-18%, para 22%.

3. Altere a forma como apresenta

A Universidade de Winchester, no Reino Unido, reduziu o uso de copos descartáveis com uma pequena alteração. Em vez de oferecerem um desconto de 25p pela utilização do copo reutilizável do cliente, reduziram o preço de todas as bebidas quentes em 25p e adicionaram uma taxa de 25p, se for necessário um copo descartável. A sua utilização desceu 17%.

4. Reduza o número de opções

Um estudo testou a teoria de que ter mais opções é melhor, utilizando uma bancada de prova de doces, num supermercado. O estudo testou dois cenários: um oferecia 24 variedades de doce, e o outro apenas 6. A bancada de 24 sabores suscitou maior interesse, mas foi a de 6 que teve melhores resultados, ao nível da taxa de conversão: 30% contra 3%. Muitas opções podem reduzir as vendas, em vez de aumentá-las.

5. Adicione gamificação

A gamificação ajuda a ganhar uma sensação de conquista e estudos indicam que funciona. Um excelente exemplo é a aplicação do cartão fidelidade, da Starbucks. Através da aplicação, adicionaram mais opções de gamificação: um sistema de pontos, conquistas, objetivos claros, feedback e uma barra de progresso, que incentivam a sua utilização.

Conheça ainda as nossas dicas para ter um site e-commerce perfeito.

blank