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6 riscos para seu negócio de e-commerce

teclado, cartão de crédito e cadeado

Com o aumento da utilização e da popularidade do e-commerce também os riscos a que as empresas se expõem são cada vez maiores e mais relevantes.

Segurança

A segurança é um dos pilares fundamentais do seu negócio. Para que minimizar este problema é essencial que conheça alguns dos riscos do e-commerce como são o phishing, fraude de identidade ou pagamentos, hacking, erros nos dados, serviços não protegidos ou falha nos sistema de backup.

Para mitigar estes riscos deve usar um certificado SSL no seu website, obrigar a palavras-passe fortes para os consumidores e também para os colaboradores, usar uma VPN, assinar contratos de confidencialidade com colaboradores e parceiros e, acima de tudo, formar as equipas para os sensibilizar para esta problemática.

Leia 6 dicas para proteger o seu negócio de ataques cibernéticos.

Reembolsos

Existem várias razões para os clientes quererem um reembolso. Cerca de 75% dos pedidos de reembolso ficam a dever-se ao facto do produto não ter sido entregue ou ao facto do consumidor ter recebido o produto errado ou danificado.

Por este motivo e para conquistar credibilidade perante o consumidor é importante ter uma política de reembolsos clara e uma resposta pronta para todos os pedidos.

Saiba a importância da política de devoluções em e-commerce.

Armazenamento e logística

Também a parte de operação com os seus produtos apresenta alguns riscos como sejam as ruturas de stock, atrasos nas entregas ou entrega de produto errado ou ao cliente errado.

Para minimizar estes problemas recomendamos que utilize software que permita a gestão de inventário, que codifique os produtos com códigos de barras, disponibilize o tracking de encomendas e recorra a um parceiro de logística reputado.

Aprenda com a DHL a efetuar envio de encomendas expresso

Satisfação do cliente

Ter um cliente satisfeito tem que ser a maior prioridade para qualquer negócio. Uma má experiência de compra pode fazê-lo perder um cliente para sempre. Por isso trabalhe na personalização da experiência do consumidor, responda de forma precisa e calma a reclamações, exceda as expetativas do cliente sempre que possível e disponibilize um serviço de atendimento ao consumidor com horário alargado.

Leia o artigo da DHL “O caminho para uma experiência de consumidor de excelência.

Marketing e Otimização do Site de e-commerce

Se pretende ser encontrado online, precisa de trabalhar em conjunto com os motores de busca, otimizando o seu conteúdo. Existem várias formas de tornar o seu website mais atrativo para ser facilmente encontrado. Escolha keywords relevantes, investigue os seus concorrentes, produza conteúdo de qualidade e original e, utilize as redes sociais para promover o seu website.

Saiba como vender nas redes socias.

Taxas e Impostos

Informe-se bem sobre as taxas e impostos a pagar pelas suas vendas, nos países em que opera. Um bom parceiro logístico como a DHL Express poderá ajudá-lo a entender as regras dos mercados internacionais para que não tenhas surpresas.

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