Com o novo Mapa de Sustentabilidade, o Deutsche Post DHL Group anunciou um plano ambicioso para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e liderar o setor da logística em direção a um futuro mais verde e sustentável.
O setor de logística pode ser um motor essencial do comércio global e do crescimento económico, mas deixa uma grande pegada ambiental no planeta. Como empresa líder mundial em logística, a DHL pretende desempenhar um papel significativo na redução das emissões de carbono. Em 2020, a participação da empresa nas emissões do setor foi de 0,4%, apesar de ser o 11º maior empregador privado do mundo, com uma equipa de cerca de 570.000 pessoas a trabalhar em 220 países e territórios por todo o mundo.
Sustentabilidade é uma responsabilidade
Com a intenção de causar um impacto ecológico positivo no planeta, o Grupo anunciou recentemente um novo Mapa para negócios sustentáveis .
Nele, estabelece um plano de ação específico ao mesmo tempo que torna a abordagem da empresa mais holística, reconhecendo que os negócios sustentáveis devem ir além da proteção ambiental para abranger questões sociais e de governação.
Nos últimos 15 anos, a empresa melhorou continuamente a eficiência de carbono ao introduzir soluções inovadoras de logística verde para tornar as cadeias de abastecimento mais sustentáveis e ajudar os clientes a atingir as suas metas ambientais.
Transformar o amarelo em verde
O Grupo está agora a acelerar o ritmo dos seus esforços de descarbonização. Em primeiro lugar, estabeleceu uma meta através da iniciativa Science Based Target para reduzir as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Se nenhuma ação fosse tomada, as emissões anuais da empresa provavelmente aumentariam para 46 milhões de toneladas até 2030. Em vez disso, comprometeu-se a reduzir as suas emissões anuais de carbono para menos de 29 milhões de toneladas.
Para atingir estas metas, o Grupo investirá 7 mil milhões de euros nos próximos 10 anos em soluções de logística neutras em termos climáticos.
- Eletrificar 60% da frota ‘last mile’ até 2030
- Colocar mais de 80.000 veículos elétricos nas estradas
- Aumentar o uso de combustíveis de aviação sustentáveis para mais de 30% até 2030.
- Todos os novos edifícios serão projetados para serem neutros em carbono
- Oferecer alternativas verdes para todos os principais produtos e serviços.
Um ótimo lugar para trabalhar
Um negócio global sustentável deve unir pessoas de diferentes países e culturas e criar uma equipa motivada. O novo Mapa de Sustentabilidade também ilustra o objetivo de se tornar um local de trabalho seguro, inclusivo e orientado a propósitos, que oferece oportunidades iguais, atrai e retém os melhores talentos.
Para isto, a empresa tem em execução diversos programas e iniciativas, como aumentar a percentagem de mulheres na gestão para 30% (23,2% em 2020) e reduzir também o número de acidentes de trabalho, entre outras metas.
Quer trabalhar com uma empresa que tem a sustentabilidade como um dos principais pilares? Preencha este formulário para ser nosso cliente e fazer parte do nosso programa GoGreen.