A sua loja online está preparada para lidar com aumentos bruscos na procura? Gerir um e-commerce é saber gerir também a oferta e a procura. Pode prever alguns picos de vendas, como a Black Friday ou o Natal. Mas outros não, como quando surgem novas tendências ou influencers e celebridades a divulgarem um produto da sua marca. Saiba o que fazer!
A DHL Express apresenta-lhe algumas recomendações para gerir melhor picos de procura na sua loja online:
1. Planear
Planeie tudo na sua loja online. É importante ter um calendário com datas especiais e seguir estas dicas:
- Analisar vendas nos períodos de pico e dias mais movimentados
- Solicitar stock extra com antecedência para dar resposta à procura
- Analisar tendências do setor nas redes sociais (comentários e hashtags)
2. Comunicar com fornecedores
A comunicação com fornecedores é crucial numa loja online. Crie uma relação sólida com eles! Caso estes não tenham capacidade de aumentar a produção, pode ter que optar por fornecedores adicionais.
3. Ser transparente
Seja transparente, diga aos clientes que está a ter muita procura e que pode haver atrasos nas entregas da sua loja online. Quanto a produtos esgotados, permita aos clientes receberem um alerta quando o produto estiver disponível.
4. Controlar o inventário
Controlar o seu inventário online é crucial. Se vende em vários canais, opte por um sistema de gestão de stock centralizado, para obter atualizações em tempo real, e saber o que precisa de pedir mais.
5. Integrar uma logística elástica
A logística elástica é uma das principais tendências da logística. O modelo de logística elástica tem flexibilidade para responder às flutuações da procura. Otimize a cadeia de abastecimento com sistemas de gestão adequados à sua loja online!
6. Flexível nas vendas
Seja flexível com a estratégia de vendas – se um produto está esgotado e não o consegue repor, ofereça descontos naqueles que tem em stock e coloque-os na página inicial da sua loja online.
7. Rapidez nas Entregas
Há picos de procura imprevisíveis, mas a rapidez nas entregas é algo que deve ser consistente numa loja online. Ao fazer uma parceria com a DHL Express Portugal garante aos seus clientes o envio expresso e garante a sua satisfação. A entrega é a parte que mais impacta os clientes!