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8 Dicas Para Atrair os Baby Boomers Para o Seu Negócio

homem e mulher à frente de um computador

Esqueça a geração Y e os TikTok-ers da Geração Z, os baby boomers – geração geralmente definida como as pessoas nascidas entre 1946 e 1964, hoje na faixa etária de 57 a 75 anos – estão a recuperar caminho e são uma geração com rendimento disponível para “brincar”.

De acordo com dados do NPD Group, os consumidores com 65 anos ou mais, também conhecidos por baby boomers, são agora o grupo demográfico de mais rápido crescimento de compradores online. Eles gastaram 49% a mais online em 2020 do que no ano anterior, e a frequência das suas compras online também aumentou 40%. Em média, esses consumidores gastaram um total de US $ 1.615 cada, de janeiro a outubro de 2020.

Por isso, continue a ler para descobrir como atrair este segmento de mercado cada vez mais lucrativo.

O que estão a comprar os Baby Boomers?

Durante a pandemia, as compras online de itens básicos tornaram-se mais habituais entre os baby boomers. Mas também houve um aumento na compra de itens não essenciais.

Uma pesquisa global da The Economist analisou as categorias de produtos com os maiores aumentos na parcela de gastos online, por grupo geracional, em junho-agosto de 2020 em comparação com janeiro-março de 2020. Descobriu, entre os baby boomers, que livros, brinquedos e jogos aumentaram em 23%; calçado, roupas e acessórios em 21%, e equipamentos eletrónicos e eletrodomésticos em 17%.

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Lembre-se que os compradores mais velhos tendem a ser leais às marcas das quais compram há muito tempo. Para superar isso, precisará de se concentrar no real valor da sua marca e estruturar a atividade de marketing em torno disso.

E estas são as características que estes novos compradores online mais valorizam.

1. Funcionalidade

Como muitos baby boomers são novos nas compras online, deve ajustar o seu site de e-commerce para otimizar a experiência destes clientes. Assegure que a navegação é amigável, fácil e inclua um recurso que permite aumentar o tamanho do texto, se necessário. Guias de instruções e tutoriais em vídeo são ótimos extras que também proporcionam uma boa experiência ao utilizador.

2. Confiança

Uma pesquisa mostrou que as preocupações com a segurança e o risco de roubo de identidade são grandes impedimentos para a geração mais velha que faz negócios online. Para combater isso, promova a segurança do seu site com transparência em torno da sua política de tratamento de dados.

3. Pagamento

De um modo geral, se o método de pagamento preferido do cliente for exibido, aumenta até 70% a taxa de conversão. Os baby boomers ficam mais à vontade para fazer compras através de cartão de crédito ou débito, com 65% destes a usar um ou dois métodos.

4. Atendimento ao Cliente

Pesquisas mostram que os baby boomers são a geração com maior probabilidade de abandonar uma compra após uma experiência de cliente abaixo da média. Além disso, não são fãs de chats de IA, preferindo o tradicional contacto humano.

5. Satisfação

Lembre-se de que a experiência do cliente não termina quando ele clica em “comprar”. A entrega e o serviço pós-venda é uma ótima oportunidade de aumentar a fidelização do cliente. Um estudo realizado pela National Retail Federation mostrou que 88% dos baby boomers exigem portes grátis. Apreciam também total transparência, por isso, certifique-se que oferece rastreamento completo e notificações dos seus pedidos.

6. Redes sociais

Não caia na armadilha de pensar que as redes sociais são apenas para os jovens. Nos Estados Unidos, por exemplo, 86% dos baby boomers usam as redes sociais diariamente. As plataformas de redes sociais têm o benefício de oferecer segmentação com base na idade, ajudando a sua empresa a concentrar-se no público certo.

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