DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > A digitalização no mundo da moda

 

A digitalização no mundo da moda

A digitalização no mundo da moda

Há um ano seria difícil imaginar que ir a uma loja escolher algumas peças de roupa, experimentá-las e sair com os sacos na mão, deixaria de fazer parte da nossa realidade. Com a chegada do COVID-19, consumidores e empresas precisaram de se reinventar e o resultado foi o avanço exponencial da digitalização da indústria.

Ainda que as vendas nos canais físicos representem o maior volume de negócios, o e-commerce de moda chegou para ficar. Por isso, é extremamente necessário para as marcas abrangerem aspetos físicos e virtuais, adequando-se à jornada do seu consumidor.

A presença Omnicanal

A presença Omnicanal consiste em oferecer uma experiência de consumo integrada, proporcionando ao consumidor acesso à empresa por uma multiplicidade de canais. O cliente pode pesquisar na loja online e dirigir-se a loja física já com o produto em mente pode comprar online e devolver na loja física, pode ir a uma loja tradicional ou a uma popup store no meio de um festival e a marca deve ter a capacidade de o reconhecer como sendo o mesmo consumidor, independentemente do canal que este escolheu para interagir com a marca. Um estudo da Forrester, indica que as vendas offline, onde se inclui o e-commerce de moda, influenciadas pela internet estão na ordem dos 65%.

A era dos dados

Nunca existiram tantas informações disponíveis acerca de comportamentos, tendências e hábitos de consumo. Para converter essas informações em decisões estratégicas, é necessário investir em Big Data e consolidar esses dados nos chamados data lakes para os transformar em insights úteis para o negócio. Saber utilizar estas informações é a chave para descobrir quem é o consumidor à nossa frente e como chegar até ele de forma relevante. Conheça mais sobre o perfil do utilizador de e-commerce.

Imagine ter a possibilidade de promover o relacionamento com cada consumidor de forma diferenciada e personalizada, de maneira a entender os seus interesses e as suas preferências. Seguramente é algo que em muito contribui para a geração de negócio de qualquer negócio de e-commerce de moda.

A integração dos canais contribui para proporcionar a melhor experiência possível aos seus consumidores, mas sabemos que os desafios são grandes. É preciso existir uniformidade entre o stock existente no site e em loja, entregar os produtos no prazo delineado e simplificar o processo de devoluções. A logística tem que garantir a entrega dos produtos de forma rápida e fácil, sendo isto parte crucial na construção do relacionamento do cliente com a marca para o e-commerce de moda.

A DHL é a sua parceira na resposta a estes desafios. Faça o seu envio connosco.

blank