O e-commerce tornou-se num dos modelos de negócio mais populares e com maior expetativa de crescimento.
Esse contexto aumenta a competitividade do setor, embora cada vez mais consumidores comprem online. Mesmo assim, todas as empresas de e-commerce devem encontrar a melhor forma de se diferenciarem e oferecer serviços ou produtos exclusivo.
Por esse motivo, os envios da sua loja online podem ser um fator essencial para se destacar da concorrência. A escolha da empresa de transporte deve responder a diferentes questões, não apenas relacionadas à redução de custos.
A DHL está ciente da importância desta etapa para a sua loja virtual e sucesso nos negócios, por isso está envolvida no fornecimento de soluções para cada cliente, oferecendo um serviço personalizado de acordo com as necessidades de cada produto.
A importância de escolher uma empresa de transporte
A nível estratégico, a distribuição é um dos pilares que compõem os 5 P’s do marketing de qualquer empresa. Por isso, é fundamental estabelecer as bases de um negócio e desenvolver vantagens competitivas.
O ambiente de e-commerce tem poucas barreiras à entrada. Por este motivo, é normal que se tenha tornado uma forma de venda com muita oferta, muito variada e com saturação e concorrência voraz.
Portanto, a logística de e-commerce deve ser uma das maneiras de agregar valor ao produto e à marca, de modo que os envios sejam feitos sem atrito e suportem a qualidade do produto e a experiência do consumidor.
Quando um comprador adquire um produto online, a sua experiência de compra começa com a entrada no seu site de e-commerce e termina com a entrega ou recolha do seu pedido.
Qualquer problema na entrega, na apresentação do produto ou qualquer dano ou perda da encomenda, vai prejudicar a imagem da loja online e insatisfação do cliente.
Por todas estas razões, a logística de e-commerce é a chave para o sucesso e a reputação do seu negócio e uma ação importante para aumentar a fidelização do cliente.
O que ter em conta na escolha de um parceiro de logística?
aspetos relacionados com o seu negócio e-commerce:
- Preço dos serviços
Se oferece produtos de baixo custo ou de primeira necessidade, os custos adicionais das encomendas podem fazer com que seu produto perca o apelo ou desmotivem o comprador.
Isso deve ser tido em conta para encontrar a solução que é eficaz para o comprador e os seus custos. Implemente por exemplo, ordens de compra mínimas para que os custos de envio possam ser gratuitos de forma a que não se tornem num entrave.
- Dimensões dos produtos
Isto diz respeito às dimensões e peso dos produtos a entregar. Vender e distribuir sapatos não é o mesmo que móveis ou eletrodomésticos. O volume e peso afetam o processo de distribuição.
- Locais de expedição
Deve saber que tipo de envios faz e o destino principal dos seus pedidos. Isto é, se são vendas nacionais ou internacionais. Avalie a cobertura oferecida pela empresa transportadora e se possui filiais próprias noutros países, de forma a garantir o mesmo serviço e qualidade. A DHL está presente em mais de 220 países e territórios!
- Poder de negociação
A quantidade e a regularidade das suas encomendas online são elementos que dão mais poder ao seu negócio. Isso é vital para que a empresa de transporte perceba o potencial do seu e-commerce e a necessidade de oferecer serviços e tarifas personalizadas.
- Tipo de serviços
A logística de comércio eletrónico envolve um grande número de serviços que vão para além dos envios. Estes serviços incluem o armazenamento e receção de mercadorias, o controlo de stock, a preparação das embalagens e outros. De acordo com a tipologia da sua loja online, pode melhorar a agilidade e rentabilidade do seu negócio.
Aspetos relacionados com a empresa de logística:
- Taxas
Conhecendo as características dos seus produtos e o peso volumétrico das suas embalagens, saberá o que cada envio custará a cada empresa de logística e como repassar esse custo ao preço final da venda ou à sua margem de lucro.
- Destino
Especialmente se for fora de Portugal e da União Europeia, se a cobertura inclui serviços como a gestão aduaneira e as diferentes taxas de acordo com cada país.
- Prazos de entrega
O imediatismo é um dos fatores mais apreciados pelo consumidor online, sem que isso suponha um custo adicional no seu pedido, mas importa perceber como isso afeta os custos das vendas.
A DHL opera internacionalmente e desenvolve uma linha específica de serviços para PMEs e negócios online, portanto, a oferta é muito ampla e adaptável às necessidades de cada e-commerce.
Caso queira saber mais sobre como a DHL o pode ajudar, fale com um dos nossos especialistas aqui.