DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > A importância da usabilidade nas vendas online

 

A importância da usabilidade nas vendas online

O objetivo de qualquer site de e-commerce é vender, mas para vender mais e melhor o site precisa convencer o utilizador a comprar e é aí que a usabilidade entra em ação. A experiência do utilizador é fundamental para realizar vendas e existem certas práticas e diretrizes que ajudam uma loja online a ter sucesso.

Navegação

A rapidez do carregamento de páginas, o uso de textos curtos e objetivos e a utilização de botões claros e explícitos são algumas das formas de ajudar a navegação do utilizador. É este o objetivo da usabilidade: conseguir uma experiência natural e intuitiva de navegação, onde seja possível realizar uma compra de forma rápida e sem frustração.

Preparar para os telemóveis

A maior parte dos acessos que um site de e-commerce tem são feitos a partir de um telemóvel pelo que, para se manter competitivo, é primordial que o site possa ser visualizado e navegado confortavelmente e com elevado índice de ergonomia em todos os dispositivos: desktops, tablets e telemóveis. No caso do e-commerce, uma boa experiência de utilização significa que é fácil concluir todas as etapas da compra, desde a seleção do produto, colocação no carrinho, alteração de encomenda, preenchimento de todos os formulários e até ao pagamento da compra em qualquer dispositivo.

Pesquisa

A importância de poder pesquisar um produto num site de e-commerce é inegável e alguns utilizadores, se não conseguirem encontrar em segundos o que procuram, provavelmente vão abandonar a compra. Para além disto num site de e-commerce o facto da pesquisa ter uma funcionalidade de preenchimento automático não só torna mais fácil para os clientes encontrarem o que procuram, mas também oferece um potencial de vendas horizontal, sugerindo outros produtos relacionados com a pesquisa original.

Check-out fácil e rápido

A maioria dos clientes quer concluir a sua compra com o mínimo trabalho possível, pelo que um checkout mal planeado e confuso pode ser frustrante para o utilizador e irá resultar num número menor de vendas. Existe um conjunto de caraterísticas que aumentam a usabilidade e que são comuns a todos os bons checkouts: velocidade do carregamento das páginas, formulários fáceis de preencher, optimização para telemóveis, possibilidade de checkout sem registo, e a visualização clara dos passos do processo de compra.

Esquema Usabilidade

Em suma, a usabilidade não só afeta as vendas como também o comportamento dos utilizadores. Uma experiência positiva e descomplicada vai trazer resultados positivos para a loja e para os clientes.

blank