Uma matriz SWOT é uma ferramenta de análise importante e que de forma simples pode ter um grande impacto no seu negócio. Saber quais os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e ameaças do negócio é crucial para se destacar da concorrência. Ao elaborar esta matriz poderá identificar oportunidades que ainda não descobriu.
Para que serve a análise SWOT
A análise SWOT é uma técnica que permite avaliar os diversos cenários internos da empresa – pontos fortes e pontos fracos – bem como os cenários externos – oportunidades e ameaças.
Strengths (Forças)
Neste quadro identifique os pontos fortes para perceber quais os atributos únicos do seu negócio e como o mesmo se destaca da concorrência. Tem um produto único, pessoas altamente qualificadas, uma localização de excelência?
Fraquezas (Weaknesses)
Os pontos fracos revelam as fragilidades que podem travar o seu negócio. Desde ter um produto que facilmente é copiado, até uma equipa pequena ou pouco expertise informático, estas precisam ser solucionadas o quanto antes para que
Oportunidades (Opportunities)
As oportunidades devem identificar todos os cenários possíveis que podem favorecer o seu negócio em relação à concorrência. Procure aspetos onde a sua empresa pode melhorar em termos de processos, novos mercados e até novos segmentos ou alterações ao seu portfólio de produtos.
Ameaças (Threats)
As ameaças, pelo contrário, devem expor os aspetos onde a sua empresa pode sair prejudicada. As ameaças podem ser internas ou externas.
Vantagens da análise SWOT para o negócio
A análise SWOT é utilizada, há muitos anos, por gestores de forma a realizarem um bom planeamento estratégico ou para perceberem qual a posição estratégica em que a empresa se encontra.
Não perca tempo e faça já a análise SWOT da sua empresa.