Proporcionar várias formas de pagamento na hora de finalizar o processo de compra é uma forma de personalização no atendimento.
É também uma tentativa de assegurar que o cliente não abandona a compra apenas porque não dispõe da forma de pagamento desejada. Estima-se em 6% a percentagem de abandono do carrinho de compras por inadequação dos meios de pagamento.
Os clientes procuram meios de pagamento simples, seguros, isentos de custos, convenientes e com os quais já estejam familiarizados.
De nada serve ter produtos de boa qualidade, preços competitivos, um site excelente e uma boa gestão e envio de encomendas, se no processo de pagamento o cliente não possui o método que costuma utilizar para que finalize a sua compra.
1. Quais são os métodos de pagamento que deve disponibilizar?
Até à data, os métodos de pagamento mais utilizados eram os cartões de crédito e os cartões de débito. Porém com os avanços que temos vindo a acompanhar na área dos pagamentos digitais há outras formas que deve considerar.
2. Cartões de Crédito
É um dos meios de pagamento mais utilizado nas compras online pela sua simplicidade e porque normalmente o comprador está protegido pelo emissor do cartão contra eventuais abusos do mesmo. O cliente também paga normalmente em diferido ao emissor do cartão pelo que tem tempo de verificar que os produtos adquiridos estão em boas condições.
3. Multibanco e MBWay
Em Portugal, concretamente o Multibanco e o MBWay, são meios de pagamento com os quais os clientes já estão muito familiarizados. No caso do Multibanco, o site de e-commerce emite uma referência que o comprador pode pagar num terminal de pagamento (ATM) ou no seu homebanking, sendo algo simples, seguro e conveniente. O MBWay também tem vindo a ganhar adeptos pelo que é um meio cuja disponibilização também recomendamos.
4. Paypal
Este sistema de pagamento é também muito utilizador na Internet porque confere alguma proteção adicional aos seus utilizadores. Normalmente, o comprador regista os seus meios de pagamento no Paypal e depois efetua o pagamento através do próprio sistema do Paypal não tendo assim que fornecer os seus dados ao site onde está a realizar a compra.
5. Outros meios de pagamento
Existem outros meios que estão também a ganhar utilizadores como sejam a Amazon Pay, Google Pay e Apple Pay, pelo que deve ficar atento à adesão crescente aos mesmos e ponderar a sua adoção para o negócio.