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Veja como o seu negócio e-commerce pode beneficiar no Dia do Pai

Veja como preparar o seu negócio e-commerce para o dia do pai

O Dia do Pai está quase a chegar e quem possui um negócio e-commerce sabe que estas datas festivas são sempre uma excelente oportunidade para fazer disparar as vendas, mas para isso é necessário alguma preparação.

Apesar desta celebração acontecer em datas diferentes à volta do mundo, em Portugal, o Dia do Pai celebra-se sempre a 19 de março e muitas são as pessoas que estão à procura do presente ideal para expressar o seu carinho pelo seu Pai.

Para todos aqueles que estão sem ideias e querem tornar este dia ainda mais especial aos seus pais, os motores de busca acabam, sempre, por ser uma boa ajuda para procurar ideias. Por existirem pesquisas muito direcionadas, é uma boa ferramenta para comunicar os produtos da sua loja online.

E como planear nem sempre é fácil, vamos ajudá-lo a fazer os Pais felizes e a gerar os melhores resultados para o seu site de e-commerce através de algumas dicas daquilo que deve e não deve fazer.

O que não fazer:

1. Não planear

Pode parecer despropositado dizer para se lembrar do Dia do Pai, mas é importante que se prepare para este dia com antecedência. Tal como em qualquer outra data festiva, é necessário que a sua loja online comece a promover este dia com algumas semanas de antecedência.

Antes de mais é necessário definir objetivos e estratégias, pois se as promoções e ofertas forem mal pensadas tal pode prejudicar o seu negócio e-commerce, assim como a sua imagem.

Um dos primeiros pontos a abordar diz respeito à decoração e comunicação que deve estar de acordo com o dia especial. Arranje fotografias, designers e planeie a sua campanha. Pode parecer óbvio, mas não deve deixar tudo para o último minuto.

2. Não avaliar o público-alvo

Um erro frequente dos comerciantes é focaram-se apenas no Pai e esquecerem-se daqueles que são os verdadeiros clientes: os filhos, as esposas, as namoradas, os sobrinhos e por aí fora. São essas as pessoas que vão comprar os presentes para os pais (ou figuras paternas) e não os próprios pais. Logo, apesar do target serem os pais, o alvo de comunicação é quem de facto vai tomar a decisão de comprar estas prendas e por isso é preciso que a comunicação seja direcionada a estas pessoas.

Outro aspeto essencial a ter em conta é que várias pessoas podem desempenhar o papel de figura paterna, pode ser um tio, um padrasto, a mãe solteira, avós, entre outros. Como a figura paterna não é igual para todos, é necessário demonstrar que a sua marca sabe disso durante as ações de venda deste dia.

3. Não aproveitar a data para fortalecer a relação com os clientes

Esta é mais uma oportunidade para conhecer melhor os seus clientes e fortalecer a sua relação com eles. Se a pessoa foi até à sua loja online para comprar um presente para alguém que lhe é especial isso pode fornecer-lhe muitas informações sobre ele: quem é, quais as suas preferências e necessidades, entre muitas outras. Ao ficar só pelas informações básicas vai perder uma excelente oportunidade de ficar a conhecer o seu consumidor a fundo o que, no futuro, poderia trazer mais vendas.

Por exemplo, com os dados das vendas do ano passado, a loja poderá enviar um e-mail sugerindo que atualize o modelo do telefone que ofereceu ao seu Pai no ano passado e com isso demonstra conhecimento e proximidade o que facilita a relação e evidentemente, a venda.

O que fazer:

1. Utilizar as técnicas de marketing clássicas

Resultam sempre e não estamos a falar de anúncios de televisão ou de outdoors. Estamos a referir-nos às clássicas técnicas de marketing digital como o e-mail marketing que continua a ser uma ferramenta incrivelmente útil para gerar vendas. Através de e-mail marketing pode por exemplo enviar sugestões de produtos para o Dia do Pai ou oferecer cupões de desconto específicos para esta ocasião.

Também os anúncios do Google, Facebook e Instagram podem funcionar muito bem quando se segmentam as pessoas certas e se usam criatividades de alto impacto que conseguem passar bem a mensagem e a proposta de valor para o consumidor.

Outra técnica de marketing relevante é a colocação de elementos de confiança no seu website. Ter um selo de aprovação dado por outra entidade de confiança pode ajudar os utilizadores a confiarem no seu site mesmo que nunca o tenham visitado antes.

Do mesmo modo, as reviews feitas aos produtos podem dar aos visitantes um sentimento de confiança e uma demonstração da qualidade do produto que estão a adquirir.

2. Prepare-se para as vendas adicionais

Não é possível prever com exatidão o nível de vendas, mas um bom planeamento e análise do histórico dos anos anteriores pode fazer toda a diferença. Com base nestas informações é possível reforçar o stock e tomar decisões para a sua loja de e-commerce possa estar a postos para estes dias.

Já que captou a atenção do seu cliente e este já adicionou itens ao carrinho de compras podemos aproveitar para aumentar o volume do mesmo com sugestões de produtos relacionados ou descontos na compra de mais artigos. O consumidor pode até aproveitar o desconto para presentear outra figura paterna ou até comprar algo para ele próprio. Tendo isso em conta, prepare a sua equipa para as vendas adicionais nesse período.

3. Prepare o seu site para o aumento das visitas

Não adianta seguir todos os passos anteriores se depois os clientes se depararem com problemas no site e, por exemplo, este não conseguir aguentar o aumento do número de visitas. E acredite, não existe nada mais frustrante para o consumidor do que sentir dificuldades no momento de comprar um produto. É logo um motivo para fechar a sua página.

Para que tal não aconteça, não se esqueça de verificar se o servidor onde o seu site está alojado consegue suportar um aumento de tráfego e os acessos simultâneos gerados pelas campanhas em vigor.

Dica: avise os proprietários do seu alojamento web quando será a sua campanha e quais os visitantes estimados para evitar que o seu site fica demasiado lento ou até fora de serviço.

4. Aposte no remarketing

Lembra-se daquela vez que visitou a página de um produto como um telemóvel ou um livro e depois voltou a ver um anúncio desse mesmo produto no Facebook ou noutros websites? A isto chama-se remarketing e serve para impactar aqueles que já visitaram o seu website, mas que não terminaram a compra. O remarketing relembra o consumidor que tem mais uma oportunidade de comprar o produto. Uma das ferramentas mais utilizados para isto é o Google Adwords e os anúncios no Facebook.

5. Envie os produtos no prazo

Por norma, os clientes já são exigentes com os prazos de entrega, e as compras que são realizadas no período da campanha do Dia do Pai assumem uma importância especial dado que se trata de um presente com uma forte carga emocional. Se a encomenda não chegar na data prevista ou se o consumidor enfrentar algum problema, a desilusão vai ser projetada para a sua loja e provavelmente o cliente frustrado não voltará a querer fazer compras lá – afetando a reputação da sua marca.

Logo, o comerciante deve adotar uma postura mais rigorosa juntos dos fornecedores para que nada falhe – desde a qualidade do produto, a problemas com quebras e avarias até ao prazo de entrega.

6. Meça os resultados

No final de qualquer campanha é sempre necessário analisar e avaliar aquilo que foi alcançado. Para tal, é imprescindível identificar quais são as métricas mais importantes para o seu negócio e acompanhá-las, caso contrário, todas as suas campanhas podem acabar por ser tiros no escuro por não saber aquilo que pretende atingir.

Uma das ferramentas mais utilizadas para obter estes relatórios sobre o seu negócio e-commerce é o Google Analytics com o qual é possível criar uma grande diversidade de relatórios sobre a origem dos acessos, a velocidade de abertura das páginas, as mais visitadas ou a origem geográfica dos visitantes.

Então, o seu site de e-commerce já esta preparado para este dia?

O Dia do Pai é uma excelente oportunidade para promover o seu negócio e-commerce, conquistar e fidelizar clientes assim como aumentar as vendas, por isso aposte em entregas eficientes e produtos de qualidade e não se esqueça de ir analisando a sua campanha diariamente fazendo os ajustes necessários.

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