A definição de realidade aumentada diz que esta é uma experiência interativa de um ambiente de mundo real onde os objetos que existem no mundo real são aprimorados por informações perceptíveis geradas por computador.
Para isto recorre-se a 3 recursos básicos:
– Uma combinação de mundos real e virtual
– Interação em tempo real
– Registo 3D preciso de objetos virtuais e reais
Enquanto a realidade virtual é mais falada e nos deixa a todos entusiasmados com grandes ideias de ficção científica, a Realidade Aumentada é muito mais plausível do ponto de vista do marketing. Os especialistas preveem que o RA continuará a superar o RV em termos de participação de mercado.
Crescimento do mercado da RA sobre o mercado da RV
As marcas estão progressivamente a usar esta tecnologia RA para elevar a experiência do consumidor e aumentar as vendas.
Um exemplo é a IKEA, que tem a sua própria app que permite aos utilizadores carregar uma foto do seu quarto ou sala para testar os móveis da IKEA nele. Os utilizadores podem mover os móveis para verificar como estes parecem diferentes de diferentes ângulos.
Outro exemplo é a Gucci, que é a marca de luxo mais recente a adicionar um recurso de Realidade Aumentada na sua app para permitir que os seus clientes “experimentem” sapatos.
O cliente pode escolher ver 19 sapatos diferentes nos seus pés apontando a câmara do smartphone para baixo. Depois só precisa deslizar para a esquerda ou direita para trocar por outro par. A app também permite que se tirem fotos, que depois podem ser compartilhadas nas redes sociais ou através de mensagens.
Com a Realidade Aumentada a crescer mais do que nunca, é certo que cada vez mais as marcas encontrem aplicações desta ferramenta para proporcionar aos seus clientes experiências enriquecedoras e que lhes aumentarão as vendas e reputação.