A exportação levanta muitas dúvidas mas a principal é: “Como é que entrego o meu produto aos meus clientes?”
Vamos ajudá-lo a encontrar a resposta.
Meio de Transporte
Existem diversos meios de transporte com diferentes finalidades. Uma encomenda pode ser entregue de comboio, barco, camião, de bicicleta ou até mesmo a pé. Muitas vezes são necessários diversos meios de transporte para a mesma entrega. Para que tome a melhor decisão quanto ao meio de transporte que vai usar para expedir a sua encomenda deve ter em conta três fatores: tamanho, preço e rapidez. Se quiser que seja entregue rapidamente, a melhor opção é o avião. Pode contar com a DHL Express que combina transportadoras aéreas e terrestres para realizar as suas entregas porta-a-porta de forma eficiente e rápida, em mais de 220 países e territórios.
Mercado Internacional
Para que possa exportar para alguns países é necessária alguma burocracia. Veja se necessita de contratar alguém que possa efetuar esse trabalho mais complexo. Para exportar para os Estados Unidos, por exemplo, é necessária uma declaração de exportação que tem o nome de Informações Eletrónicas de Exportação (EEI) que é preenchida no Sistema de Exportação Automatizado (AES) e é necessária para mercadorias controladas e envios numa única mercadoria com um valor superior a USD 2.500. O Governo dos Estados Unidos tem um website gratuito para que se preencha a declaração. Deve ter em consideração quem é que irá preencher a declaração ou pagar a taxa quando efetuar o contrato com o fornecedor. Alguns exportadores preferem contratar um serviço como a DHL Express que efetue esse processo.
Lembre-se sempre que tudo o que exportar vai tornar-se numa importação no país de destino pelo que tenha em atenção tudo o que é necessário nesse país ao nível da legislação. Quanto ao envio, conte com a DHL como parceiro de logística seguro e em que pode confiar.