A sustentabilidade na indústria têxtil

Senhora elegante a caminhar na rua com uma camisola da DHL

Segundo a Greenpeace, a produção têxtil global duplicou entre 2000 e 2017 sendo a fast fashion a principal responsável para este aumento.

Este setor tem um grande impacto ambiental, especialmente químico, pois na sua produção são utilizadas grandes quantidades de corantes, aditivos e estabilizadores no tratamento dos tecidos.

De forma a diminuir este impacto, marcas como a Puma e a Nike têm retirado alguns destes químicos do seu processo de produção, para serem mais sustentáveis.

Têm ainda surgido alternativas aos tecidos convencionais mais amigas do ambiente:

À base de plantas

Com o aumento do veganismo têm surgido alternativas aos artigos de pele. O Piñatex é produzido a partir de folhas de ananás dando origem a um têxtil natural de tecido não-tecido.

Nas Filipinas, as plantações de ananases já ocupam mais de 10% do solo agrícola. A fibra da banana também é utilizada para sacos de chá, pneus e até para as notas japonesas Yen.

Leite para têxteis médicos

A marca QMILK está a tornar o leite que não é vendido dos agricultores alemães num tecido sem químicos com propriedades antimicrobianas. É um tecido apropriado para têxteis médicos incluindo campos cirúrgicos e fitas, onde os descartáveis produzem mais de 80% de resíduos do que os reutilizáveis. No entanto, o ciclo de vestuário do tecido QMILK atualmente leva pelo menos dois anos desde o desenvolvimento até à sua venda, exigindo maior investigação.

As inovações no setor sustentável ​​da indústria têxtil expandiram o mercado. Passou a ir além do fabrico de algodão, poliéster e nylon.

No entanto, devido à complexidade e aos custos elevados da produção destes novos têxteis, é necessário um maior desenvolvimento antes de se tornarem mais populares. A Confederação da Indústria Britânica concluiu que a moda ética apesar de suscitar grande interesse, ocupa apenas 1% do mercado de roupas da Europa. No entanto, este número está a aumentar.

Pesquise possíveis destinos de exportação para saber onde pode ter sucesso com estes novos tecidos. Certifique-se de que escolhe um bom parceiro de logística com experiência nos destinos que escolher. Saiba que a DHL é especialista neste setor de atividade e exporta para mais de 220 países e territórios de forma rápida e eficiente, sendo um parceiro em que pode confiar. Contacte-nos.

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