DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Gestão de Negócios > Além da Covid: Mudanças De Longo Prazo Na Logística Global

 

Além da Covid: Mudanças De Longo Prazo Na Logística Global

Além da Covid: Mudanças De Longo Prazo Na Logística Global

A pandemia forçou a que toda uma cadeia logística global tivesse de se reinventar em pouco tempo. Este foi, talvez, um dos setores mais afetados pela pandemia.

Nas primeiras semanas e meses, o mundo estava bloqueado. Fronteiras fechadas, voos suspensos, camiões parados, só podendo circular transportes de EPI.

O e-commerce disparou e pressionou ainda mais a cadeia logística. No entanto, acelerou as inovações no setor logístico. Agora que o mundo caminha para um retomar da normalidade, quais serão as mudanças que começaram em tempos de crise e que se manterão para um futuro mais promissor na logística global?

E-commerce: lembrar da última milha

Com lojas físicas fechadas, o e-commerce foi o salvador de pessoas um pouco por todo o mundo. Um crescimento ótimo para as empresas, mas que levantou questões de segurança e higiene no momento da entrega.

Assim, as lojas online devem investir na experiência da entrega ao cliente: escolha, velocidade e opções de entrega. Serviços como BOPIS (Buy Online, Pickup In Store), cacifos com código ou deixar à porta, aumentaram a popularidade e vieram para ficar.

Diversifique as linhas da cadeia logística

O que acontecerá se o principal distribuidor do seu e-commerce sofre um bloqueio, seja geográfico ou por parte do público? O Brexit tem dificultado a circulação de mercadorias entre os países, levando as empresas a repensar a localização geográfica da produção dos seus produtos.

Mas a regionalização da rede de fornecimento tem custos. Tecnologias de automação, como inteligência artificial (AI) e automação de processos robóticos (RPA), oferecendo oportunidades para superar as restrições de custo.

Trabalhe com os seus dados

A tecnologia 5G está a impulsionar a revolução digital, permitindo que a troca de dados em tempo real seja cada vez mais rápida e precisa. Isto permitirá a uma empresa antecipar possíveis constrangimentos de distribuição (uma tempestade) e redirecionar para uma nova rota.

A DHL vai lançar um algoritmo poderoso, o Greenplan, que irá utilizar todas as informações e dados disponíveis para otimizar as rotas de transporte numa área global.

Torne o seu negócio mais sustentável

O tema sustentabilidade nunca foi tão decisor de compra como atualmente. Quando 37% dos compradores afirmam estar mais conscientes do impacto ambiental das suas escolhas e 73% esperam que as empresas usem embalagens recicláveis, soluções como frotas elétricas, infraestruturas energia verde e redução de resíduos, têm de ser prioritárias.

blank