Análise da concorrência – qual a sua importância?
Com os compradores online familiarizados a navegar entre várias lojas virtualmente com apenas um clique, será sempre um enorme desafio captar a sua atenção.
Não interessa quão especializado o nicho seja, estará sempre a competir com centenas de retalhistas online semelhantes, constituindo isto uma ameaça ao seu negócio.
Saiba como manter clientes em e-commerce.
Uma análise completa da concorrência é crucial na sua estratégia empresarial, uma vez que tal permite-lhe:
1) Conhecer as práticas mais eficazes para comercializar e vender
2) Identificar lacunas no mercado onde a procura não está a ser satisfeita e que pode explorar
3) Descobrir as tendências de mercado onde devem incidir as suas estratégias empresariais
Como fazê-lo: guia passo-a-passo
Uma análise bem-sucedida da concorrência centra-se na investigação. Para começar, faça uma pesquisa extensiva no motor de busca, através de diferentes palavras-chave relacionadas com o setor, analisando os primeiros resultados de websites, que constituirão a sua maior concorrência. Verifique:
Apresentação geral do produto/serviço
O que oferecem, público-alvo, sobreposições com o seu negócio e como comunicam;
Pontos fortes
Identifique as USP (unique selling preposition) de cada empresa;
Fraquezas
Analise onde pode melhorar a oferta dos concorrentes;
Preços
Verifique se são superiores ou inferiores aos seus e também se incorporam serviços ou ofertas/descontos complementares;
Opções de entrega
Analise os vários níveis de serviço e os custos associados que são passados ao consumidor;
Presença nos meios de comunicação social
Perceba como se promovem, se através de uma estratégia omni-canal (e quais os canais usados), se através de comunicação mais segmentada.
Saiba mais sobre sites próprios ou perfis em redes sociais: qual a melhor opção?
Elementos analíticos
Procure dados de vendas e tráfegos dos websites que são por vezes divulgados em notícias ou relatórios públicos.
É relevante que compare o seu negócio de e-commerce com os concorrentes em todos os parâmetros, para identificar oportunidades de melhoria.
Faça também uma análise SWOT (forças e fraquezas, oportunidades e ameaças), para resumir a sua avaliação e estabelecer prioridades de ação.
Ferramentas de análise da concorrência
Podemos considerar as mais importantes aquelas que lhe permitirão melhorar a sua posição SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa). Veja algumas sugestões da DHL Express:
- SpyFu
- SEMrush
- BuiltWith
- SimilarWeb
- Consumidores – através de sites como o Trustpilot pode saber a opinião dos consumidores sobre os seus produtos e tê-las em consideração para melhorá-los.
- DHL Express – através da ferramenta Health Check que analisa o seu website e o ajuda a identificar oportunidades para aumentar as suas exportações.
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