Cada vez mais negócios e indústrias promovem a adaptação ao digital e a indústria farmacêutica não é exceção. Isto acontece pela presença online mais frequente e pelos benefícios consequentes que a transformação digital dos negócios oferece.
A aplicação de estratégias eficientes de marketing digital na indústria farmacêutica altera a relação com os clientes, mantendo uma maior proximidade e confiança, e reforçando o posicionamento de mercado face aos concorrentes. Descubra as soluções DHL para a saúde e indústria farmacêutica.
Estratégias de marketing digital para o setor farmacêutico
Qual o público-alvo
Uma boa identificação e determinação relativamente ao público-alvo a atingir é um passo primordial, sendo possível avaliar comportamentos e características. Muitos dados podem ser recolhidos através dos traços deixados em pesquisas online ou redes sociais, por exemplo.
Outros dados úteis podem ser verificados em aplicações existentes associadas à indústria farmacêutica. É importante no entanto analisar os dados respeitando as políticas de privacidade aplicáveis.
Conteúdo relevante
É importante a disponibilização de informação relevante e fiável nos sites de farmacêuticas, que tenha a capacidade de atrair e construir confiança. Os conteúdos devem ser claros e transmitir confiança, algo fundamental em tudo o que respeita à saúde.
Disponibilização de detalhes dos produtos
Manter todos os detalhes dos produtos online para que quem estiver interessado em pesquisar, consiga encontrar todas as caraterísticas de forma clara e objetiva. Acrescentar notícias e esclarecimentos relacionados com produtos são fatores adicionais que melhoram a experiência do utilizador e o desempenho nos motores de busca.
Estratégia de Social Media
A implementação de uma estratégia de social media torna-se essencial para a passagem para o digital. Para além das redes sociais reunirem milhões de pessoas em todo o mundo potenciando o alcance de um público muito alargado, a informação encontrada nestes meios é vista com grande utilidade.
Mensagens automáticas e Email Marketing
De forma a gerar maior envolvimento com clientes, devem ser consideradas outras ferramentas que permitam o envio de mensagens automáticas (ex: chatbots) e o email marketing.
Marketing de influência
E por que não alavancar o marketing de influência? Consoante o tipo de produto ou serviço a promover, a aposta em influencers pode ser adequada e potenciar a credibilidade ao mesmo tempo que incrementa awareness sobre determinada marca dentro do setor.
Estratégia de SEO
Algo que nunca deve cair no esquecimento é a otimização para os motores de busca – SEO.
A aposta nas keywords corretas e uma otimização adequada do site, aumenta a possibilidade de aparecer no topo dos sites de pesquisa e conquistar mais tráfego qualificado.