As PMEs (pequenas e médias empresas) portuguesas apostam na sua internacionalização para ultrapassar constrangimentos do mercado nacional, melhorarem o seu desempenho e encontrarem novos nichos de mercado. Estas conclusões são provenientes de um estudo interessante da responsabilidade da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em colaboração com o E-Monitor sobre a realidade das pequenas e médias empresas portuguesas e a sua internacionalização.
Registaram-se 873 respostas completas, sendo estas uma amostra estatisticamente relevante das PME portuguesas atualmente internacionalizadas.
Caraterísticas das PMEs portuguesas
As PMEs portuguesas apostam na sua internacionalização ao invés de aberturas de espaços físicos. Das 873 PME ouvidas pela empresa E-Monitor, nas áreas dos serviços, indústria, comércio a retalho, transportes e alojamento, quase dois terços (61%) responderam que utilizam a exportação direta como estratégia de internacionalização.
Lisboa é a cidade com maior peso na amostra, representando 42,7%, seguem-se o Centro (20,3%) e o Porto (13,6), Setúbal, Alentejo e Algarve (13,9%), e as ilhas da Madeira (0,3%) e Açores (0,2%).
Em termos de volume de negócio, as empresas dividem-se da seguinte forma:
- 34% fatura menos de 249.000€
- 20% entre 250.000€ e 1.000.000€
- 13% entre 1.000.000€ e 2.000.000€
- 22% entre 2.000.000€ e 10.000.000€
- 8% entre 10.000.000€ e os 50.000.000€ de faturação.
Importa referir que das PME inquiridas, 76% iniciou a sua atividade há mais de 6 anos, e dessas 40% referem ter mais de 20 anos de experiência. E 82% já se encontra internacionalizada há mais de 3 anos, sendo que 35% o estão há mais de 10 anos.
Setores
Entre os resultados apresentados destacam-se os sectores: 30% são empresas industriais (englobando 10% na indústria agroalimentar e 5% no vestuário e calçado), 30% são de serviços, 15% são de comércio a retalho e 25% dos sectores dos transportes e alojamento.
Os sectores agrícola e industrial são aqueles em que uma maior proporção das empresas (cerca de 3/4) afirmam exportar diretamente para os seus clientes nos mercados internacionais. No caso dos serviços, a venda direta prevalece menos. Estas diferenças devem-se às próprias características das empresas, uma vez que no caso das empresas de prestação de serviço como as consultoras, ou até mesmo de assessoria jurídica, implicam uma presença física nesses mesmos mercados.
Mercados onde as PMEs portuguesas mais apostam
A Europa é o principal destino das exportações, com 83%, seguindo-se África com 58%, Américas com 40% e Ásia e Médio Oriente com 29%.
- Espanha é, naturalmente, o mercado onde as PME portuguesas mais apostam, devido à proximidade geográfica. Estão presentes 51% das empresas internacionalizadas representativas da amostra neste estudo.
- De seguida, Angola (43%), França (41%) e Reino Unido (30%) são os mercados para a qual se dirigem.
- Os mercados como, Alemanha (28%), Bélgica (23%) e Holanda (18%) são também já muito relevantes no perfil de internacionalização das empresas inquiridas. Identifique os principais setores económicos de exportação na Alemanha
- Em África, Angola surge com o maior peso. Conheça as oportunidades de exportação através nos nossos serviços:
- Os Estados Unidos da América e o Brasil representam percentagens bastante semelhantes, representando quase 20% das empresas portuguesas. Saiba como encontrar oportunidades de negócio nos EUA através do nosso Guia DHL
- A China também manifesta uma forte importância com valores ligeiramente superiores a 12%.
- Cerca de 6% a 8% das empresas internacionalizadas estão presentes em grandes mercados como o Japão, Índia, Austrália, México e Países do Golfo Pérsico.
Alargar o mercado onde a sua empresa opera é uma boa estratégia para fazer crescer o negócio, contudo necessita de planear a internacionalização e garantir um bom serviço. Se avançar com a exportação deve ter em conta questões como, a seleção do País ou o modo de operação. Para suportar esta operação pode contar com Parceiros como a DHL Express.
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