DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Comércio Internacional > B2B – 5 Coisas Que Precisa Saber Se Importar de Fora Da UE

 

B2B – 5 Coisas Que Precisa Saber Se Importar de Fora Da UE

empresaria a importar de fora da ue

Para qualquer empresa, saber os regulamentos em vigor é determinante para o sucesso da marca. Como já dissemos, a partir de 1 de julho entra em vigor o novo regime de IVA relativo a compras extracomunitárias. Se ainda tem algumas dúvidas acerca deste assunto, deixe-nos ajudar indicando 5 coisas que precisa saber se importar de fora da UE e referente ao fim da isenção do IVA para que o seu negócio B2B se mantenha saudável.

1. Independente do valor, as mercadorias importadas para a EU passam a estar sujeitas a pagamento de IVA.

Tal como acontece no formato B2C (Business to Consumer), a partir de 1 de julho, até as mercadorias abaixo dos 22€ estarão sujeitas a pagamento de IVA e à necessidade de uma declaração aduaneira.

2. Todas as mercadorias passam também a estar sujeitas ao pagamento de Direitos Aduaneiros?

Não. As encomendas até 150 euros continuam a estar isentas do pagamento dos direitos alfandegários, como até à data.

3. Como vai ser cobrado o IVA?

Uma vez que a plataforma IOSS não está disponível para as empresas (B2B), o processo atual não sofre alteração, sendo mais comum a DHL pagar o IVA às autoridades fiscais na importação, cobrando posteriormente esse valor ao cliente no ato da entrega do envio ou de acordo com o serviço de faturação acordado.

4. Vai poder continuar a enviar amostras?

Sim. Para as amostras mantêm-se as franquias para testes ou produção desde que com autorização de mutilação.

5. Como é que a DHL pode ajudar?

À semelhança do que acontece nas compras de particulares, se importar de fora da UE podemos tratar das formalidades aduaneiras junto das alfândegas locais para ter a certeza que tudo segue em conformidade. Dispomos ainda de ferramentas online (MyDHL+), portal aduaneiro (Customs Portal) e ferramentas de pagamento (ADC) para sua segurança e conforto.

Para informações mais detalhadas, visite a nossa página do site sobre o Fim da Isenção do IVA.

 

blank