O Big Data é a designação usada em Tecnologias de Informação que diz respeito à geração e utilização de grandes volumes de dados nas organizações.
Face à evolução tecnológica e à digitalização dos negócios, as empresas têm acesso a cada vez mais dados de todos os processos e entidades com quem se relacionam. Desde clientes a fornecedores ou entidades estatais e passando por áreas como as vendas, o armazém, as compras, a contabilidade entre outras.
A capacidade tecnológica existente permite às organizações a utilização destes dados de forma integrada e, por isso, o Big Data é mais relevante do que nunca. As bases de dados permitem armazenar enormes quantidades de informação e o software hoje permite relacionar e interpretar estes dados para os transformar em valiosos insights.
O Big Data é por isto um fator crítico de sucesso na operação logística com impacto direto nos resultados do negócio. Saiba como pode utilizar o Big Data na sua operação e os benefícios que daí resultam.
O que é Big Data?
Este termo refere-se à captação, agregação e processamento de todos os dados relativos às operações de uma empresa naquilo que normalmente se designa por “data lake”. Geralmente, isto é feito através de um conjunto de processos tecnológicos, que são capazes de armazenar, relacionar e interpretar uma enorme quantidade de dados em paralelo.
Através do software os dados obtidos são estruturados e analisados, a fim de fornecer informações que podem ajudar nas decisões de negócio e na otimização dos processos operacionais da empresa em questão.
Por outras palavras, através do Big Data é possível utilizar uma base de dados capaz de lhe dar uma visão global de tudo que acontece na empresa. Analisando estes dados, vai obter insights valiosos para tornar a sua atividade ainda mais efetiva, realizando ações como diagnosticar falhas, gerir stocks, monitorizar movimentos de mercadoria, meios de transporte ou pessoal, reduzir custos, entre outros.
É assim que o Big Data se assume como uma das grandes tendências empresariais e que continuará a ganhar força nos próximos anos. Naturalmente que o setor da logística, em que a DHL Express se insere, não é alheio a toda esta evolução. Aliás, é uma área de atividade onde se geram volumes de dados elevados e cujo tratamento aporta inegável valor para a gestão.
Atualmente a utilização de Big Data pode também ser combinada com a IA – Inteligência Artificial. Ou seja, através de modelos de machine learning é possível que uma máquina, conhecendo os objetivos do negócio, possa ela própria propor formas de otimizar o mesmo, deixando portanto de ser necessária intervenção humana para todo este pensamento. Naturalmente que caberá ao gestor determinar as ações a realizar, com base nos insights produzidos pela tecnologia.
Vantagens da utilização de Big Data
O Big Data está a ganhar cada vez mais destaque dentro do segmento de logística. Isto ocorre, porque através da sua aplicação, as empresas são capazes de analisar de perto cada etapa de uma operação, facilitando o controlo das suas atividades como um todo e permitindo que integrem os seus processos de maneira eficaz.
Através da utilização de Big Data, empresas como a DHL podem analisar quase em tempo real, dados da receção, manuseamento, transporte e distribuição de encomendas. Isto facilita a análise e gestão dos meios empregues, bem como as necessidades dos clientes e a identificação de oportunidades de otimização, que de outro modo não seriam perceptíveis.
Atualmente, o Big Data, aliado a mecanismos de machine learning, adquire uma capacidade preditiva sobre os dados. Isto permite à DHL tornar-se mais eficiente, planear melhor a alocação de capital técnico e humano, resultando numa operação mais competitiva com benefícios ao nível da qualidade e pricing dos serviços prestados aos seus clientes nos vários mercados.
Importa ainda destacar que este tipo de abordagem tem também impacto ao nível da sustentabilidade. Na DHL, temos um compromisso com uma operação neutra em carbono no ano 2050. Num setor tão desafiante, que envolve o transporte de mercadorias de todo o tipo por todo o mundo, o Big Data surge como mais uma ferramenta que contribui para a tomada de decisões importantes que nos aproximam da meta de sustentabilidade estabelecida.
Porque deve implementar Big Data na logística de uma empresa
Por trás de cada movimento, mercadoria ou sistema, existem bits de informação que podem e devem ser recolhido, armazenados e explorados para análise tornando possível fazer previsões e automatizar processos.
Para implementar Big Data na sua empresa, o mais importante é certificar-se que todos os dados referentes às operações que pretende analisar sejam devidamente registados num sistema informático adequado. O Big Data, como o próprio nome indica, diz respeito a um grande volume de dados – não se preocupe! A intenção é mesmo registar um enorme volume de dados que depois de agregados o software consegue tratar de modo a transformar os mesmos em informação útil para gerir o negócio e a operação logística em particular.
Caso queira utilizar o Big Data numa linha produtiva, é importante que recolha todos os dados obtidos entre o abastecimento de matérias-primas, a fabricação e distribuição dos produtos até à entrega ao retalhista ou até mesmo ao consumidor final.
A implementação de Big Data como parte dos processos internos de uma empresa é tida como uma grande vantagem competitiva no mercado e é atualmente um fator crítico de sucesso, que gera resultados tanto em termos operacionais quanto estratégicos.
Benefícios da implementação de Big Data na sua empresa
Muitas empresas questionam-se de que forma o registo destes dados pode melhorar a eficiência dos processos logísticos. Deixamos-lhe então alguns exemplos de atividades que beneficiam do recurso ao Big Data:
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Gestão de stocks
Com uma base de dados completa e atualizada, terá capacidade de analisar qual o índice de saída de cada produto vendido. Isto facilita o controlo de stocks, na medida que saberá exatamente as mercadorias com maior rotação e que devem ser repostas com mais frequência bem como as que não exigem um abastecimento tão regular.
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Análise da produção
Esta é uma ferramenta que não só é capaz de identificar problemas na linha de produção, como também de identificar oportunidades de melhoria.
A recolha de dados permite ter uma visão mais analítica sobre todo o processo de produção, duração das várias etapas, atividades com mais falhas, coordenação entre recursos técnicos e humanos, entre outros. Com base nestas métricas vai poder melhorar o processo de produção de forma contínua..
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Controlo de custos
Outra grande vantagem de investir em Big Data é o cruzamento de dados dos processos. À medida que são recolhidos e analisados mais dados dos processos o negócio, através de algoritmos de machine learning, vai conseguir ter maior capacidade de prever o que vai acontecer no futuro, semanas ou mesmo meses à frente. Esta capacidade de previsão permite-lhe ajustar o negócio, por exemplo, negociando a aquisição de matérias-primas em melhores condições ou adequando da melhor forma os recursos necessários para distribuição e entrega dos produtos aos clientes..
- Atendimento ao cliente
O Big Data pode agregar também registo das interações com os clientes. Com esta informação é possível prestar um serviço de atendimento personalizado, com base no histórico do cliente e das suas necessidades. Na sua empresa, quem atende os clientes, terá acesso a todo o histórico do cliente podendo apresentar soluções adequadas e personalizadas de acordo com o perfil individual do cliente.
- Manutenção preventiva
O Big Data na logística ajuda também a garantir o funcionamento correto de máquinas e sistemas, minimizando avarias que implicam paragens na atividade da empresa graças à manutenção preventiva programada. Ao conhecer o histórico de desempenho dos sistemas é possível agir proativamente para garantir que nunca entrem em falha.
Na DHL estamos certos de que a aplicação de Big Data, que resulta da digitalização acelerada do negócio, é um catalisador para a eficiência dos processos e, por isso, é algo em que vamos continuar a investir. A implementação de Big Data pode exercer um forte impacto na eficiência dos processos da sua empresa. Para a DHL o recurso ao Big Data é sem dúvida um fator crítico de sucesso.