Black Friday: prepare o seu negócio

Black Friday
  • Novembro 11, 2022

Dia 25 de novembro chega a  Black Friday e sabemos  que, para a maioria das empresas que vendem online, este pode ser um período de vendas muito significativas, comparativamente com o resto do ano.

O período da Black Friday, que tantas vezes se alarga por vários dias ou até mesmo semanas, exige uma preparação cuidada e que normalmente é bastante trabalhosa para os retalhistas.

Se ainda está a trabalhar nas suas campanhas para a Black Friday a DHL tem algumas dicas que podem ajudar nos preparativos.

Para muitas pessoas a Black Friday é a altura de aproveitar os descontos para começarem as compras de Natal, pelo que estão à procura de bons negócios e promoções aliciantes. Adicionalmente, esta é também uma época em que muitos compradores descobrem novas marcas e produtos. Este poderá ser o momento ideal para fazer o seu negócio crescer mesmo internacionalmente!

Black Friday

Em 2020, a Black Friday foi um grande sucesso. Verificou-se um enorme aumento nos gastos online, cerca de 21% mais em relação ao ano anterior. Este tornou-se o maior dia para vendas de e-commerce, até ao momento, a nível individual. 

As más notícias, porém, são as elevadas taxas de abandono do carrinho de compras entre os consumidores. Os motivos passam pela insatisfação dos clientes com parte da sua experiência de compra. Seja numa página de checkout de carregamento lento ou ainda uma taxa de entrega inesperada, os consumidores não hesitam em abandonar a sua compra quando não estão satisfeitos. 

Se pretende ganhar com todas as oportunidades de venda nesta Black Friday, precisará de assegurar uma excelente experiência para o cliente da sua loja online. Deixamos-lhe, então, algumas dicas para fazê-lo e poder ficar à frente dos seus concorrentes, algo que poderá fazer a diferença na conversão de visitantes em clientes.

  • Prepare atempadamente a Black Friday 

Começar a planear estes dias em cima do acontecimento é algo impensável. Prepare o seu negócio nos meses que antecedem esta data importante. Só assim poderá garantir que tudo correrá bem, seja em que departamento for. Envolva todas as pessoas da empresa que possam colaborar para maximizar as vendas nesta data.

  • Conheça os seus limites 

Assegure-se de que não dá um passo maior do que a perna. Mais vale fazer vendas mais controladas, com menos produtos, do que não ter capacidade para dar resposta a todos os pedidos. Desta maneira não desilude os seus clientes e mantém a sua confiança para o futuro.

Black Friday

  • Planear e gerir o inventário 

Reveja o que vendeu melhor nas Black Fridays anteriores. Saber o que correu bem é importante, pode apostar na mesma estratégia e identificar oportunidades de melhoria (por exemplo, se determinados produtos tiveram mais procura do que conseguiu satisfazer, este é um ponto importante a ter em conta; outro aspeto importante será a eficácia da entrega). Verifique também quais são as tendências de compra atuais dos seus clientes e do seu público-alvo. Desta forma, pode colocar em promoção os produtos que mais estão na moda e que terão saída garantida

  • Otimize as suas vendas online 

Garanta que o seu site está pronto para responder às expectativas dos seus clientes. Confirme que o site é capaz de aguentar um pico de tráfego sem diminuir a velocidade de carregamento das páginas. Verifique o funcionamento da pesquisa do site para que os clientes encontrem facilmente o que procuram. Tenha em atenção as descrições e fotografias dos produtos dado que são pontos fundamentais para apresentação dos mesmos de forma fidedigna, evitando desilusões e surpresas. Deixamos-lhe mais dicas de como gerir estes picos de tráfego no nosso artigo, para que tudo corra bem.  

  • Não se esqueça do mobile

É provável que muitos dos seus clientes comprem através do telemóvel. Por esse motivo, é crucial que otimize o seu site de e-commerce para smartphones. Se tiver oportunidade, pode ainda dar o passo seguinte: investir numa app de m-commerce dedicada ao seu negócio. Muitos consumidores preferem utilizar aplicações a sites, pelo que poderá ser uma ótima aposta na Black Friday!

Black Friday

  • Apresente ofertas competitivas

Faça um estudo de mercado. Veja o que os seus concorrentes vão vender e a que preços. Informa-se sobre as taxas de entrega e condições de devolução. Tente igualar os seus preços ou até tê-los mais baixos, desde que mantenha a sua margem de lucro. Pode ainda apostar em oferecer amostras, caso se aplique ao seu negócio. E claro, aposte em destacar as suas melhores promoções no seu site e através da sua newsletter de forma dinâmica e apelativa.

  • A divulgação deve ser forte

Garanta que todos os seus clientes estão a par das promoções que fará nesta Black Friday. Utilize todos os canais ao seu dispor para comunicar – redes sociais, e-mail marketing, SMS, notificações push ou até mesmo correio tradicional. Esteja o mais visível possível nesta fase. 

  • Considere os marketplaces

Hoje em dia, muitos compradores pesquisam os produtos que querem adquirir em marketplaces, como a Amazon, em vez de pesquisarem no Google.  Por isso a presença em marketplaces poderá ser uma estratégia interessante a adotar para o seu negócio. 

  • Prepare-se para interrupções na cadeia de abastecimento

Esta é uma boa altura para fazer rotação do seu stock antigo e aproveitar a Black Friday para promover esses produtos. Aposte preferencialmente no que já tem em stock, em vez de estar a depender de fornecedores, que também eles poderão estar com stocks reduzidos nesta fase do ano. 

  • Recompense os seus clientes habituais 

É sempre bom quando uma marca valoriza a fidelização de um cliente. Assim, poderá apostar em campanhas de descontos especiais para os seus clientes fidelizados. Faça-os sentirem-se especiais e apreciados, reforçando a sua relação com eles

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  • Fidelize os novos clientes

Para que os novos clientes regressem, é importante construir uma relação com os mesmos. Assim, pode acrescentar incentivos para que se registem na sua base de dados. Desta maneira, no futuro, poderá contactá-los para promover novas campanhas ou lançamentos de produtos de forma fácil e com custos reduzidos.

  • Embalagem para marketing

Esta é uma forma de aproveitar mais um meio para publicitar o seu negócio. Uma embalagem bem escolhida pode projetar perfeitamente a imagem da sua marca e até diferenciá-la da sua concorrência. Pode ainda incluir mensagens personalizadas ou dar a conhecer factos e histórias do seu negócio. Estas medidas causam um impacto diferenciado no cliente, pelo que mais facilmente este se lembrará de regressar à sua marca para adquirir mais produtos futuramente. E quem sabe, se a sua embalagem for espetacular, pode até ter um cliente a filmar um unboxing para uma rede social!

  • Checkout

Considere disponibilizar entregas gratuitas e rápidas. Não garantir estas duas características na altura do checkout faz com que cerca de 90% dos clientes abandonem a sua compra. Pode até pensar em oferecer vários níveis de serviço de entrega, com entregas mais rápidas pagas ou entregas um pouco mais demoradas, gratuitas, para agradar a todos. Aproveite também para oferecer diversas formas de pagamento, para que o seu cliente possa escolher como prefere pagar. 

  • Entregas internacionais

Se estiver à procura de uma oportunidade para expandir o seu negócio, esta é a altura ideal! A DHL pode ajudá-lo neste processo, tratando de toda a complexidade inerente a regulamentação alfandegária, impostos e taxas. Com a DHL tem a garantia que os seus clientes recebem as suas compras rapidamente, mesmo em períodos de muito tráfego de encomendas como na Black Friday e qualquer que seja a sua localização.

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  • Logística impecável

Certificar-se de que a sua logística está a funcionar de forma perfeita é meio caminho andado para que tudo corra sem problemas. Desde a recolha no armazém, passando pela embalagem e etiquetagem, até ao envio para qualquer parte do mundo através de um parceiro de referência como a DHL. Uma operação de logística bem oleada irá garantir que todos os pedidos são realizados e preparados em perfeitas condições e entregues no prazo estipulado

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  • Devoluções 

Este é sempre um ponto importante a considerar, pois é, de facto, normal que receba algumas encomendas de volta,  independentemente do quão bom seja o seu produto. 

As taxas de devolução de e-commerce estão à volta dos 30% em todo o mundo. Para facilitar todo o processo, aposte numa política justa e que facilite a vida do comprador. E não se esqueça de comunicar a política de devoluções de forma clara no seu website. 

Para além da Black Friday, a Cyber Monday vem logo a seguir e é também um dia de muita agitação para quem tem um negócio de e-commerce. São duas datas que podem ser muito lucrativas, desde que esteja tudo devidamente planeado e preparado para o sucesso.

Contacte a DHL para o ajudar nesta época de muita movimentação de encomendas. Somos especialistas em soluções de logística, garantindo envios internacionais com qualidade, segurança e eficácia, mesmo em momentos de grande aumento da procura. 

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