Boas práticas de e-mail marketing

Boas práticas de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma das empresas estabelecerem uma relação direta com os clientes. A utilização desta ferramenta é das mais eficazes para gerar mais retorno sobre o investimento, se for bem estruturada.

Descubra sobre quais os objetivos que pode seguir com o e-mail marketing.

Práticas a seguir

Segmentação e Personalização

Fazer uma segmentação do público-alvo é fundamental para que seja possível direcionar a cada um dos segmentos identificados, diferentes campanhas de acordo com os seus interesses, por exemplo. Procure trabalhar na identificação de co-horts para segmentar a sua lista de emails.

Por sua vez, a personalização dos emails para cada cliente vai garantir uma maior taxa de abertura dos mesmos.

Objetivo e resultados

Cada campanha gerada deve ter um objetivo devidamente definido.

É importante acompanhar e verificar se os resultados obtidos (exemplo: aumento dos cliques e/ou da conversão) vão ao encontro do objetivo.

Design

O design a ser usado deve ser atrativo. Para ser conseguido é preciso definir corretamente quais as fontes, o layout a utilizar e as cores.

Em termos de conceção deve garantir que o email enviado funciona corretamente não só em desktop mas também em smartphones, onde se registam o maior número de aberturas deste tipo de mensagem.

Conteúdo

A reter sobre o conteúdo do email:

  • O assunto deve ser suficientemente atrativo para que incentive à abertura do email.
  • Os textos das campanhas devem ser curtos e concisos. De uma forma rápida, o essencial deve ficar retido.
  • Deve existir um equilíbrio entre texto e imagens ou até mesmo gifs animados mantendo sempre presente a criatividade.
  • O storytelling deve ser integrado na campanha e pode ajudar a reter clientes.
  • Devem ser adicionados links para as páginas do site.
  • A presença nas redes sociais deve ser assinalada através de botões ou links.
  • Incluir CTA (Call to Action) sendo correto aparecer em diversos espaços ao longo do email, através de diferentes

Frequência de contacto

Definir qual a frequência de contacto vai determinar a taxa de abertura. Para isto é preciso analisar qual o melhor horário e qual a frequência para o envio de emails, definindo estratégias consoante os resultados.

Testes

Efetuar testes para verificar a eficácia dos emails e possíveis erros antes de serem enviados é um dos passos obrigatórios.

Também a realização de testes A/B são determinantes para a escolha de quais as opções que geram maior taxa de conversão para a campanha.

Plataformas de e-mail marketing

Para a otimização da campanha e para salvaguardar os dados da mesma é essencial a utilização de uma plataforma de email marketing existente, como o HubSpot ou o Mailchimp.

Siga as dicas DHL Express para aumentar o número de subscritores da sua newsletter.

 

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