O e-mail marketing é uma forma das empresas estabelecerem uma relação direta com os clientes. A utilização desta ferramenta é das mais eficazes para gerar mais retorno sobre o investimento, se for bem estruturada.
Descubra sobre quais os objetivos que pode seguir com o e-mail marketing.
Práticas a seguir
Segmentação e Personalização
Fazer uma segmentação do público-alvo é fundamental para que seja possível direcionar a cada um dos segmentos identificados, diferentes campanhas de acordo com os seus interesses, por exemplo. Procure trabalhar na identificação de co-horts para segmentar a sua lista de emails.
Por sua vez, a personalização dos emails para cada cliente vai garantir uma maior taxa de abertura dos mesmos.
Objetivo e resultados
Cada campanha gerada deve ter um objetivo devidamente definido.
É importante acompanhar e verificar se os resultados obtidos (exemplo: aumento dos cliques e/ou da conversão) vão ao encontro do objetivo.
Design
O design a ser usado deve ser atrativo. Para ser conseguido é preciso definir corretamente quais as fontes, o layout a utilizar e as cores.
Em termos de conceção deve garantir que o email enviado funciona corretamente não só em desktop mas também em smartphones, onde se registam o maior número de aberturas deste tipo de mensagem.
Conteúdo
A reter sobre o conteúdo do email:
- O assunto deve ser suficientemente atrativo para que incentive à abertura do email.
- Os textos das campanhas devem ser curtos e concisos. De uma forma rápida, o essencial deve ficar retido.
- Deve existir um equilíbrio entre texto e imagens ou até mesmo gifs animados mantendo sempre presente a criatividade.
- O storytelling deve ser integrado na campanha e pode ajudar a reter clientes.
- Devem ser adicionados links para as páginas do site.
- A presença nas redes sociais deve ser assinalada através de botões ou links.
- Incluir CTA (Call to Action) sendo correto aparecer em diversos espaços ao longo do email, através de diferentes
Frequência de contacto
Definir qual a frequência de contacto vai determinar a taxa de abertura. Para isto é preciso analisar qual o melhor horário e qual a frequência para o envio de emails, definindo estratégias consoante os resultados.
Testes
Efetuar testes para verificar a eficácia dos emails e possíveis erros antes de serem enviados é um dos passos obrigatórios.
Também a realização de testes A/B são determinantes para a escolha de quais as opções que geram maior taxa de conversão para a campanha.
Plataformas de e-mail marketing
Para a otimização da campanha e para salvaguardar os dados da mesma é essencial a utilização de uma plataforma de email marketing existente, como o HubSpot ou o Mailchimp.
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