DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Sem categoria > Camiões Elétricos na Rota da Logística Sustentável

 

Camiões Elétricos na Rota da Logística Sustentável

Camiões Elétricos

Para chegar a um futuro livre de combustíveis fósseis, precisamos que todos participem na nossa jornada de sustentabilidade. Por isso, juntamente com a Volvo Trucks, a DHL Freight está a executar um projeto piloto mundial para acelerar a introdução de camiões elétricos no transporte pesado de longa distância. 

Camiões elétricos são um marco na nossa rota da sustentabilidade

Desde a introdução do primeiro produto verde da indústria até nos tornarmos a primeira empresa de logística a comprometer-se com uma meta de zero emissões, redefinimos a logística. Agora, aceleramos o nosso caminho para a descarbonização, estabelecendo metas baseadas na ciência e com o objetivo de chegar às zero emissões. Por exemplo, pretendemos eletrificar 60% da nossa frota de entrega de última milha até 2030, o que significa que teremos mais de 80.000 veículos elétricos nas estradas. A isto, já juntámos a primeira frota de aviões de carga totalmente elétricos. 

Abrindo caminho para camiões elétricos de longo curso

Definindo mais um marco na nossa jornada de sustentabilidade, a DHL Freight uniu forças com a Volvo Trucks para acelerar a introdução de camiões elétricos de longo curso ​​e levar o setor da logística um passo mais perto do transporte livre de combustíveis fósseis.

Com uma tecnologia atualmente apenas utilizada em veículos leves destinados à distribuição urbana, a Volvo tem dois modelos menores de camiões elétricos, o Volvo FL Electric e o Volvo FE Electric, em produção em série. A DHL Supply Chain introduziu recentemente o Volvo FL Electric nas ruas de Londres, tornando-o o primeiro veículo comercial totalmente elétrico, construído para esse fim, usado para logística urbana no Reino Unido. 

Os camiões elétricos da DHL Freight 

O novo projeto em conjunto com a Volvo Trucks é o primeiro teste piloto mundial de um camião Volvo FH totalmente elétrico com pesos brutos combinados de até 60 toneladas.

O projeto visa testar a tecnologia em transportes pesados ​​de longa distância. O camião elétrico viajará regularmente entre dois terminais logísticos da DHL Freight na Suécia, numa distância de aproximadamente 150 kms só de ida.

Durante o teste, a Volvo e a DHL irão reunir novos dados e experiências únicas sobre o transporte neutro em carbono, abrindo caminho para um desempenho ideal. Analisaremos o equilíbrio entre distância, peso da carga e pontos de carregamento nas operações diárias de frete rodoviário, o que fornecerá insights para otimizar a infraestrutura de carregamento.

 

Em última análise, a nossa parceria visa ajudar a tornar a transição para camiões elétricos o mais simples e eficiente possível, considerando todos os aspetos do ecossistema para eletrificação, incluindo carregamento, planeamento de rotas, veículos, serviços e outros tipos de suporte.

blank