Para começar é importante ter presente que as taxas de câmbio são a medida de comparação entre o valor de moedas de dois países.
As moedas podem valorizar e desvalorizar por diversas razões, podendo os governos estabelecer uma taxa de câmbio fixa ou serem mais flexíveis. A maioria das moedas funcionam num regime flexível, como é o caso das principais divisas internacionais: o Euro, Dólar, Libra e Iene.
Se tem um negócio que opera internacionalmente, o risco cambial é um fator com que se terá de preocupar. Este pode causar lucros ou perdas imprevisíveis, dependendo das variações entre moedas.
No caso de a moeda local ficar mais barata que a moeda do país com que planeia negociar, tem uma vantagem para o seu negócio, pois tornará os seus produtos mais competitivos em mercados externos. No entanto se planeia comprar produtos a outros países terá de gastar mais da moeda local para efetuar a compra.
Na situação inversa, uma subida na taxa de câmbio, terá o efeito contrário. A sua moeda fica mais cara em mercados externos, tornando os seus produtos mais caros. No entanto será uma boa altura para comprar ao exterior, pois a sua moeda vale mais.
O mercado cambial é imprevisível, no entanto é possível reduzir o risco para o seu negócio.
Recolha informação de diversas fontes – Utilize diversas ferramentas para a sua análise do mercado cambial de forma a ter uma perspetiva mais completa. Pode ainda pedir ajuda a empresas especializadas de forma a diminuir ainda mais o risco.
Ter uma conta bancária em países de interesse – Desta forma poderá realizar e aceitar pagamentos na moeda utilizada pelo país com o qual tem negócio, reduzindo os custos financeiros.
Tenha um contrato cambial – Pode desta forma fixar uma taxa de câmbio para trocas internacionais num período especificado. Com este contrato não sofrerá com as alterações nas taxas de câmbio, no entanto também não beneficiar se a taxa de câmbio mudar a seu favor.
Se ainda não decidiu se vai começar a internacionalização do seu negócio visite o nosso site e veja se o seu negócio já está preparado para crescer mundialmente.