DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Comércio Internacional > Comércio eletrónico em Países em desenvolvimento e economias emergentes

 

Comércio eletrónico em Países em desenvolvimento e economias emergentes

Comércio eletrónico em Países em desenvolvimento e economias emergentes

A crise de COVID-19 está a cortar as relações comerciais nos países em desenvolvimento e coloca mais de 115 milhões de pessoas na pobreza somente no ano de 2020. A fim de combater esse problema, o Ministério Federal Alemão e a empresa de logística Deutsche Post DHL Group pretendem investir 30 milhões de euros para promover o acesso de pequenas e médias empresas aos mercados globais como forma de promover o comércio internacional.

“A crise do corona e o confinamento provocou ruturas nas cadeias de abastecimento nos países em desenvolvimento. Milhões de empresas estão a lutar pela sobrevivência. No momento, temos que manter os ciclos económicos em andamento” afirma o Ministro Federal Gerd Muller.

A cooperação ao nível do comércio internacional terá como foco a digitalização de processos aduaneiros e comerciais, promoção do e-commerce e logística de baixas emissões.

De acordo com Frank Appel, CEO do Grupo DPDHL: “Os comerciantes que antes vendiam os seus produtos regionalmente passam a ter acesso a clientes de todo o mundo. Com este propósito começamos o nosso novo programa de sustentabilidade GoTrade. O programa envolve especialmente países em desenvolvimento que ainda não beneficiaram da globalização tanto quanto outros. ”

GoTrade explora o potencial da globalização em países em desenvolvimento e emergentes

O programa usa a experiência em logística da DHL para ajudar pequenas e médias empresas com o tema do comércio internacional e tem como objetivo acelerar os processos aduaneiros, reduzir atrasos nas fronteiras e os custos do comércio transfronteiriço.

Dessa forma, a iniciativa promove o crescimento económico sustentável dos países, contribuindo para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

A iniciativa será iniciada em países do continente africano, nomeadamente em Marrocos, Ruanda, Quénia e Costa do Marfim, de forma a promover o comércio internacional.

Programa de sustentabilidade Forth Go

O GoTrade é o quarto e mais jovem membro dos programas “Go” do Grupo DPDHL, seguido do GoTeach (oportunidades de carreira para jovens), GoHelp (gestão de desastres) e GoGreen (proteção climática).

O programa faz parte da agenda de sustentabilidade do Grupo, com foco no meio ambiente, responsabilidade social e governo corporativo. As iniciativas têm como propósito conectar pessoas e melhorar vidas pelo mundo através do comércio internacional.

blank