A escassez de mão de obra, as medidas de distanciamento social e os saltos incríveis em tecnologia significam que os armazéns do futuro chegaram e são robotizados.
Inovação de improvisação
No complexo ‘novo normal’ que está a surgir devido à pandemia COVID-19, uma tendência clara é o forte aumento dramático do comércio eletrónico. Como os consumidores ficaram em casa e as lojas foram forçadas a fechar as portas, as compras online são a solução para muitos continuarem a ter acesso aos produtos de que necessitam.
Para a DHL, o pico na procura exigiu mudanças ágeis e imediatas em muitos processos da cadeia de abastecimento. Os esforços existentes para digitalizar o setor da logística foram intensificados tendo assim aparecido armazéns inteligentes.
Por mais encorajador que tenha sido ver a nossa empresa enfrentar a pandemia com calma, um facto importante permanece: há uma escassez de funcionários em armazéns em todo o mundo. Uma demanda crescente em e-commerce e outros serviços de logística significa que os armazéns são um potencial bloqueador num momento em que é fundamental que as cadeias de abastecimento funcionem sem limitações.
Agitação nos armazéns
Considerando tudo o que acontece num armazém, não é surpresa que não haja mãos humanas suficientes para tudo. Uma das maiores tarefas é ‘separar’ – encontrar um item específico no vasto espaço de um armazém de distribuição. Embora tecnologias como wearables e realidade aumentada tenham tornado esta tarefa mais fácil para os humanos, continua a ser uma tarefa que consome bastante tempo.
Depois, há as etapas associadas à preparação de um item para envio: escolha da embalagem, embalar o item, classificação dos pedidos e colocá-los nas passadeiras transportadoras. Finalmente, o mapeamento do armazém, controlo e até a limpeza são vitais para garantir o funcionamento ideal.
Há potencial para alavancar a automação para tarefas repetitivas ou fisicamente exigentes em quase todas as partes das operações de armazém. Isso liberta os humanos para tarefas mais complexas e que agregam valor. Na DHL, o nosso Smart Warehouse em Beringe, Holanda, é o expoente máximo da automação e robótica em armazéns.
O armazém inteligente
O Smart Warehouse da Beringe abrange 128.000 m2 de área útil. Cem docas de carga recebem 200-250 camiões para carga e descarga por dia. Mas o armazém torna-se realmente ‘inteligente’ quando as máquinas ganham vida. Por exemplo, numa zona de picking, um robô tem a tarefa de recolha usando tecnologia de “visão de máquina”. Pode acomodar embalagens de todos os formatos e tamanhos, recolhendo 600 itens por hora, 24 horas por dia.
Robôs móveis autónomos (AMRs) trabalham ao lado dos humanos para melhorar os processos existentes ou criar novos. Por exemplo, ao fazer com que os robôs cheguem até aos trabalhadores que estão a realizar tarefas de separação e transporte das mercadorias, os trabalhadores humanos gastam menos tempo movimentando-se pelo armazém e mais tempo a realizar outras tarefas mais exigentes.
Ao implementar a tecnologia de rastreamento sem fios, a movimentação de equipamentos e pessoas no armazém pode ser otimizada – o que inclui esforços mais inteligentes para manter distâncias sociais seguras no local de trabalho.
Oportunidades chave em robótica e automação
- Aumento da agilidade e elasticidade da infraestrutura logística para gerir eficazmente custos;
- Melhorar a utilização de ativos e produtividade geral;
- Melhoria de saúde e segurança para funcionários da cadeia de abastecimento;
- A automação de tarefas repetitivas e fisicamente exigentes permite que a escassa mão de obra seja atribuída a tarefas mais complexas.
Quer trabalhar com uma empresa para quem o futuro é já uma realidade do presente? Então escolha a DHL Express como sua parceira de logística.