DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Tecnologia & Inovação > Como A Digitalização Transformou As Operações Da DHL Express

 

Como A Digitalização Transformou As Operações Da DHL Express

DHL Express

O investimento em projetos de transformação digital proporcionou à DHL Express uma maior eficiência e produtividade.

Estratégia 2025

A DHL implementou uma estratégia de transformação digital cujo objetivo é realizar, entre 2021 e 2025, entregas de excelência orientadas para um mundo cada vez mais digital. Neste momento, o grupo encontra-se a investir mais de dois mil milhões de euros em projetos de transformação digital para melhorar a experiência dos consumidores e dos colaboradores e aumentar a eficiência operacional. Para tal, o grupo dedicou-se durante muitos anos ao estudo das tecnologias digitais, como a inteligência artificial, a aprendizagem automática, a big data e a análise preditiva, a robótica e a automação.

Para que se entenda melhor o impacto que esta digitalização teve, mostramos alguns dos mais notáveis projetos de transformação digital realizados pela DHL Express nos últimos anos:

Centro Avançado de Controlo de Qualidade

A empresa utiliza big data e a análise preditiva para monitorizar os movimentos das remessas, sinalizar problemas em tempo real e identificar rotas alternativas que asseguram que as entregas chegam ao destinatário atempadamente.25

A inteligência artificial e a aprendizagem automática têm também sido usadas para identificar problemas e recomendar as respetivas ações de melhoria.

O DHLBot separa encomendas automaticamente

O nosso DHLBot tem a capacidade de separar encomendas com uma eficácia de 99%, aumentando assim a produtividade desta atividade. Além disso, minimiza o contato pessoal o que é positivo em tempos de pandemia.

Veículos guiados automaticamente

Os novos veículos percecionam o ambiente em que se inserem de forma inteligente o que lhes permite transportar as encomendas, paletes de carga e contentores, de forma segura e eficiente.  Por outro lado, também ajudam a dimensionar a capacidade de transporte conforme necessário.

Chatbots para atendimento ao cliente

Permitem-nos enviar informação oportuna e relevante para os clientes acerca das suas encomendas. Além disso fazem também a primeira linha de atendimento ao cliente podendo responder às questões mais simples de forma imediata e automatizada.

blank