A maioria dos músicos está emocionalmente ligada aos seus instrumentos musicais. Portanto, quando envia um destes itens, seja para vender, consertar ou transportar para um concerto, quer a certeza de que chegará em segurança e sem danos.
Se lidar com estes produtos faz parte do seu dia a dia, este guia irá ajudá-lo a garantir que os instrumentos musicais farão uma viagem perfeita e sem desafinar.
Toque na nossa experiência
Na DHL Express, temos uma vasta experiência e conhecimento no envio de instrumentos musicais. Por exemplo, desde 2016, transportamos todo o conteúdo da exposição ‘Unzipped’ dos Rolling Stones por todo o mundo – incluindo alguns dos instrumentos mais icónicos da história do rock. Entre eles estão várias guitarras de Keith Richards e Ronnie Woods, e um raro dulcima (uma espécie de alaúde duplo) tocado por Brian Jones, membro fundador e poli-instrumentista dos Stones, falecido em 1969.
Prepare os instrumentos musicais para envio
Antes de nos confiar os seus instrumentos, precisa embalá-los com segurança. Primeiro, certifique-se de que as caixas dos instrumentos estão em boas condições. Um estojo forte oferece uma camada extra de proteção dentro da embalagem.
Use bastante material para amortecer os instrumentos com segurança. Pode ser plástico bolha, jornal ou pano. Embale o instrumento, geralmente no seu estojo, numa caixa de tamanho adequado – que não seja muito grande, para minimizar o movimento em trânsito.
Como enviar instrumentos de cordas
Uma das coisas mais importantes ao enviar instrumentos de cordas, é soltar as cordas antes de embalar. Isto porque a temperatura pode variar durante a viagem, levando as cordas a apertar, quebrar, ou até deformar o pescoço do instrumento. Embale todas as peças pequenas e soltas separadamente, para que não risquem o próprio instrumento, e coloque algum estofamento na área entre o braço da guitarra e as cordas.
Como enviar baterias e tambores
A maioria dos tambores não têm estojos, então deve usar várias camadas de plástico bolha antes de os colocar na caixa. Utilize caixas individuais e do tamanho certo, para que não haja muito espaço para movimento.
Se estiver a enviar uma bateria completa, precisará desmontá-la, removendo as pernas e separando o tom rack. Enrole as partes do tom rack e coloque-as dentro do bumbo, preenchendo as lacunas com jornal amassado para que não se movam.
Instrumentos de sopro
Trompetes, trombones, trompas, tubas e outros instrumentos de sopro são compostos de muitas partes diferentes, por isso é melhor desmontá-los e embrulhar cada parte separadamente.
Flautas, clarinetes, saxofones e oboés podem ser embalados nos seus estojos, cobrindo o mesmo com plástico bolha para proteção e absorção de choque. Se estiver a enviar o seu instrumento sem estojo, envolva-o em pelo menos três camadas de plástico bolha antes de ir para a caixa de embalagem.
A rotulagem clara ajuda a evitar perdas ou manuseamento incorreto
É quase desnecessário dizer que deve rotular a sua embalagem com clareza. Também pode adicionar etiquetas de instruções de manuseamento para garantir que a embalagem seja manuseada adequadamente durante o transporte. As etiquetas mais usadas são:
- Setas para cima – mostrando a direção em que a embalagem deve ser transportada, manuseada e armazenada;
- Frágil – para que seja manuseado com cuidado;
- Manter seco – para mantê-lo protegido da humidade excessiva e armazenado em local coberto.
Faça sempre seguro aos seus instrumentos
Embora não possa cobrir o valor sentimental do seu instrumento, pode cobrir o seu valor monetário – apenas por precaução.
Para encontrar informações sobre os serviços opcionais da DHL Express, nomeadamente os seguros disponíveis em Portugal, clique aqui.
Como muitos instrumentos musicais são frágeis, quanto menos tempo em trânsito, melhor. Portanto, deve considerar a nossa opção de entrega rápida.
E lembre-se, se os Rolling Stones – a maior banda de rock ‘n’ roll do mundo – confiam em nós para transportar os seus inestimáveis e históricos instrumentos, já sabe que pode ficar descansado!