Conhecida pela sua arquitetura deslumbrante e por ser um excelente destino de férias, Itália é também um excecional mercado para o seu negócio.
Economia italiana
Nos últimos anos a economia italiana tem-se mostrado instável, apresentando altos níveis de desemprego numa população de 60 milhões de habitantes. No entanto, o surgimento da Covid-19 criou uma onda de oportunidades para o e-commerce em Itália. O histórico de compras online no país era baixo, mas a pandemia trouxe um impulso gigante ao e-commerce, aumentando em cerca de 21% as vendas online no espaço de um mês. Atualmente, 76% da população italiana faz compras online pelo menos uma vez por mês.
O que estão a comprar os italianos no e-commerce
Quando realizam compras online, os italianos procuram maioritariamente:
- Artigos de moda e desporto
- Artigos domésticos
- Alojamento para férias e viagens
- Livros/revistas/jornais
- Equipamento eletrónico
As necessidades do mercado italiano
A população jovem é quem mais utiliza o e-commerce. No entanto, os italianos têm pouca experiência nas compras online em comparação com o resto da Europa. Oferecer interfaces de fácil navegação é fundamental.
Em cada três italianos apenas um fala uma língua estrageira, pelo que ter um site traduzido irá melhorar a taxa de conversão.
Itália é um dos países que apresenta uma das maiores taxas de penetração de telemóveis no mundo pelo que ter um site compatível com dispositivos móveis é essencial.
Os clientes italianos são bastante indecisos. Como visitam várias vezes o site antes de finalizarem a compra, valorizam a opção “WishList” para guardar o produto e revê-lo mais tarde.
O método de entrega favorito dos italianos é ao domicílio e esperam receber as encomendas durante o dia. Ter várias opções de entrega é um fator que pesa na tomada de decisão. Além disso, entregas e devoluções gratuitas são muito valorizadas.