Quer faça parte de uma empresa já estabelecida no mercado ou de uma start-up a começar, o mercado asiático tem um enorme potencial para acelerar o crescimento da sua empresa. No entanto o sucesso neste mercado não é garantido. Para aproveitar as oportunidades que a Ásia apresenta tem de entender o seu mercado alvo. Para isso precisa de seguir alguns passos fundamentais para a sua estratégia.
Escolher o seu mercado alvo
O continente asiático abrange uma enorme diversidade de países, incluindo alguns dos mais evoluídos tecnologicamente como o Japão e Singapura, mas também países bastantes pobres, como o Camboja, Vietname e uma grande parte da China.
Exportar para países em desenvolvimento é uma tarefa mais complicada, e por isso sugerimos que comece por exportar para países/regiões mais desenvolvidos como:
- Coreia do Sul
- Japão
- Taiwan
- Hong Kong
- Singapura
Apesar de termos deixado a China fora da lista, devido ao grande controlo governamental sobre as importações, encorajamos a que exporte para cidades como Pequim, Xangai, Shenzhen e Cantão.
Gerir as suas vendas
Se já tem um produto para exportar, o próximo passo é contactar os compradores. O maior obstáculo neste processo será a língua. Apesar de países como Singapura e a cidade de Hong Kong adotarem o inglês como a língua dos negócios, os restantes países asiáticos não o fazem. Sugerimos que procure um tradutor freelancer, fluente na língua do seu país alvo, usando, por exemplo as plataformas Odesk ou a UpWork. Este será o seu ponto de contacto com a nova cultura, portanto escolha meticulosamente!
Quando estabelecer o seu negócio tente ser claro nas regras com que opera, nomeadamente especificando fatores como:
- Preço (para as diferentes quantidades)
- Tempos de entrega (para países, tamanhos, pesos diferentes)
- Termos de pagamento
- Termos de entrega
- Sustituição de produtos (para produtos com defeito ou estragados)
Proteja-se
Não conhecer a lei não é uma desculpa para a quebrar. Esteja a par das regras locais e regulamentos adjacentes às exportações, assim como das taxas locais que precisará de pagar.
Não corra riscos e proteja a sua reputação. Se vai para um país com hábitos culturais diferentes, é indispensável que os seus colaboradores estejam preparados para agir de acordo com os costumes e tradições. Ofender um cliente involuntariamente, devido a normas culturais é algo que deve evitar a todo o custo.
A DHL Express tem uma larga rede logística que permite a exportação para diversos países. Conheça os nossos serviços e um pouco da nossa história.
Se pretende exportar para o Japão veja o nosso artigo dedicado ao tema. Conheça ainda os fatores chave que podem favorecer o comércio internacional da sua marca