Como exportar para o continente Asiático

dois senhores da DHL a conversar

Quer faça parte de uma empresa já estabelecida no mercado ou de uma start-up a começar, o mercado asiático tem um enorme potencial para acelerar o crescimento da sua empresa. No entanto o sucesso neste mercado não é garantido. Para aproveitar as oportunidades que a Ásia apresenta tem de entender o seu mercado alvo. Para isso precisa de seguir alguns passos fundamentais para a sua estratégia.

Escolher o seu mercado alvo

O continente asiático abrange uma enorme diversidade de países, incluindo alguns dos mais evoluídos tecnologicamente como o Japão e Singapura, mas também países bastantes pobres, como o Camboja, Vietname e uma grande parte da China.

Exportar para países em desenvolvimento é uma tarefa mais complicada, e por isso sugerimos que comece por exportar para países/regiões mais desenvolvidos como:

  • Coreia do Sul
  • Japão
  • Taiwan
  • Hong Kong
  • Singapura

Apesar de termos deixado a China fora da lista, devido ao grande controlo governamental sobre as importações, encorajamos a que exporte para cidades como Pequim, Xangai, Shenzhen e Cantão.

Gerir as suas vendas

Se já tem um produto para exportar, o próximo passo é contactar os compradores. O maior obstáculo neste processo será a língua. Apesar de países como Singapura e a cidade de Hong Kong adotarem o inglês como a língua dos negócios, os restantes países asiáticos não o fazem.  Sugerimos que procure um tradutor freelancer, fluente na língua do seu país alvo, usando, por exemplo as plataformas Odesk ou a UpWork. Este será o seu ponto de contacto com a nova cultura, portanto escolha meticulosamente!

Quando estabelecer o seu negócio tente ser claro nas regras com que opera, nomeadamente especificando fatores como:

  • Preço (para as diferentes quantidades)
  • Tempos de entrega (para países, tamanhos, pesos diferentes)
  • Termos de pagamento
  • Termos de entrega
  • Sustituição de produtos (para produtos com defeito ou estragados)

Proteja-se

Não conhecer a lei não é uma desculpa para a quebrar. Esteja a par das regras locais e regulamentos adjacentes às exportações, assim como das taxas locais que precisará de pagar.

Não corra riscos e proteja a sua reputação. Se vai para um país com hábitos culturais diferentes, é indispensável que os seus colaboradores estejam preparados para agir de acordo com os costumes e tradições. Ofender um cliente involuntariamente, devido a normas culturais é algo que deve evitar a todo o custo.

A DHL Express tem uma larga rede logística que permite a exportação para diversos países. Conheça os nossos serviços e um pouco da nossa história.

Se pretende exportar para o Japão veja o nosso artigo dedicado ao tema. Conheça ainda os fatores chave que podem favorecer o comércio internacional da sua marca

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