DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Comércio Internacional > Como garantir que o envio de encomendas de Natal chega a tempo

 

Como garantir que o envio de encomendas de Natal chega a tempo

Veja como pode garantir que as encomendas de Natal chegam a tempo ao destinatário
  • Dezembro 17, 2018

Como é que pode ter a certeza absoluta que os seus produtos chegarão aos seus destinos na época do Natal? Na DHL, sabemos algumas coisas sobre o envio de encomendas na época mais movimentada do ano que lhe poderão ser úteis.

Faz ideia de quão ativo é o mundo dos transportes durante esta época festiva? Podemos indicar-lhe alguns números: na DHL Express, o pico de negócio vai desde setembro até ao Natal, onde o volume de entregas é 41% superior do que o volume médio nos restantes trimestres.

Para garantir que a sua empresa sobrevive a este período festivo e cumpre com as necessidades dos seus clientes – prazo estabelecido, morada certa à primeira – deverá ter uma estratégia de transporte simples e clara.

A melhor maneira de desenvolver uma estratégia de transporte eficiente, económica e de confiança é trabalhar com um parceiro de transporte e logística experiente e que entenda de planeamento de encomendas de alto volume. Se opera globalmente, precisa de garantir que o processo de envio internacional, em particular, está preparado para lidar com a procura dos consumidores. Com  mercado global de e-commerce em crescimento, são várias as empresas que encontram os seus clientes no estrangeiro. Dada a complexidade dos envios globais, regras adicionais e a alteração das regulamentações, é essencial que a sua equipa de logística se consiga mover tão rapidamente além-fronteiras quanto possível. A DHL Express poderá ser o parceiro logístico que procura. Veja a nossa oferta de serviços que lhe poderão ser úteis.

Além de encontrar o parceiro de envio adequado, os retalhistas devem ter em conta os principais desafios nos envios:

1. Aponte para uma oferta de envio eficaz

As ofertas e políticas de devolução devem ser claras e competitivas dentro da sua categoria. No e-commerce, os custos de envio podem ser um fator decisivo. Durante esta época festiva, a maioria dos clientes online procura o envio de encomendas gratuito mediante compra mínima, e muitos procuram ainda garantia de envio gratuito para devoluções e trocas. O facto é que a notificação dos custos de envio durante uma transação online é uma das principais razões para o abandono do carrinho de compras. Com isto em mente, até mesmo as empresas mais pequenas online devem, pelo menos, considerar o transporte gratuito de alguma forma. Por fim, certifique-se que indica claramente as datas de entrega estimadas e as datas limite para os envios de Natal.

2. Considere devoluções e trocas gratuitas

Quando se trata de um processo de devolução, também é fundamental que os retalhistas online desenvolvam uma política claramente definida e favorável ao consumidor. Como os consumidores costumam pesquisar políticas de devolução antes de fazer uma compra, uma abordagem de “devoluções gratuitas durante a época festiva” pode manter a sua empresa competitiva – o que pode ajudar a reter e a atrair novos clientes. A Internet Retailer destaca vários estudos que indicam que os clientes compram mais e mais frequentemente se sentirem que o processo de devolução é fácil. Por fim, as políticas de e-commerce variam de país para país, portanto, as empresas que vendem internacionalmente devem estar cientes das políticas que afetam os seus clientes. Por exemplo, na União Europeia é exigido que as empresas de e-commerce aceitem devoluções 14 dias após a compra.

3. Lembre-se do básico

Antes de fazer o envio de encomendas, envolva os produtos individualmente em plástico bolha ou use outro material semelhante para que eles não se toquem. Cada produto deve ter um mínimo de dois centímetros de amortecimento em todos os lados.

Encha a caixa. Menos espaço vazio ajudará a evitar que os produtos se mexam ou se danifiquem durante o transporte.

Adicione uma etiqueta de morada extra dentro da embalagem, caso a externa seja danificada ou removida. Mesmo as etiquetas mais difíceis podem sair!

Certifique-se de que todas as costuras e abas estão bem presas. Para reforço adicional, aplique tiras extras de fita na parte inferior e superior da caixa.

Não envie involuntariamente mercadorias perigosas internacionalmente. Declare sempre o conteúdo. Muitos produtos comuns podem ser classificados como mercadorias perigosas para o transporte aéreo. Estes incluem, mas não estão limitados, a brinquedos infantis que contenham baterias; equipamentos eletrónicos e decorações de Natal com pilhas ou baterias; perfumes, conjuntos de banho, isqueiros e latas de aerossóis – que podem ser inflamáveis.

Lembre-se de que cada país tem o seu próprio sistema e impostos. A ferramenta de serviço de automação comercial da DHL (TAS) é uma ferramenta gratuita que exige apenas um login para ter acesso a uma infinidade de informações relacionadas com qualquer transação internacional.

Uma estratégia de transporte bem planeada pode impulsionar os lucros de uma empresa durante a época festiva de fim de ano e manter os clientes satisfeitos.

blank