DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > E-commerce > Como Lidar Com O Desperdício Das Embalagens No E-commerce

 

Como Lidar Com O Desperdício Das Embalagens No E-commerce

embalagens

Com a explosão do comércio eletrónico num momento tão delicado como o da atual pandemia à escala global, muitos foram os fatores que ficaram sob apertado escrutínio. Questões ambientais levantaram ainda mais o tema do desperdício das embalagens que pode ocorrer no e-commerce.

É verdade que as encomendas têm de seguir embaladas e de forma a que os produtos se mantenham e sejam entregues em perfeitas condições. Isto é um desafio para as empresas perceberem como reduzir, principalmente, a utilização de plástico. E apesar de muita gente envolvida na busca de uma solução, este é um tema muito complexo e com muito trabalho ainda pela frente.

Economia circular

Os modelos de economia circular são promissores. Estes são projetados para manter os recursos o máximo tempo possível dentro do sistema, nomeadamente através da reutilização em vez do descarte. Aqui o desafio é educar o consumidor, pois é este quem fecha o ciclo, mas que ainda não sabe ao certo como o pode fazer.

Projetar resíduos para fora do sistema

As empresas devem ter métricas a que os consumidores possam aceder para perceber o verdadeiro impacto ambiental do transporte das suas compras. Outra ideia é ter os fornecedores a recolher as embalagens para reutilização, reciclagem ou venda. Apesar de ser um investimento algo caro para as empresas de logística, podem obter retorno com a reutilização ou venda dos resíduos das embalagens como matéria-prima para outras empresas.

Tecnologia e sustentabilidade

Enquanto tecnologia e sustentabilidade tentam caminhar lado a lado, soluções como embalagens biodegradáveis podem aumentar ainda mais o lixo. A verdade é que muitos destes materiais demoram muito tempo a decompor-se ou simplesmente isso não acontece num ambiente ao ar livre. Embalagens personalizadas – a nível de formato – para os produtos parece ser a melhor solução em cima da mesa para reduzir o desperdício de materiais de embalagem.

Sem solução fácil

Desde redes logísticas, a empresas e até particulares, todos tentam descobrir uma solução que não é fácil de encontrar. Mas como diz Ken Allen, CEO da DHL eCommerce Solutions: “É uma tarefa complexa. No entanto, fácil ou não, proteger o nosso meio ambiente e os oceanos é algo que precisa de soluções inteligentes. Na DHL, envolvemo-nos intimamente com os nossos clientes e temos o compromisso de fazer a nossa parte para encontrar soluções que funcionem.”.

blank