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Como resolver os 3 maiores problemas de devolução de produtos

senhor a conferir uma encomenda com várias embalagens

A política de devoluções de qualquer negócio ser um fator crítico para a compra de um produto online já não admira ninguém. De acordo com o The Wall Street Journal, mais de 30% das compras feitas online são devolvidas pelos compradores! Os consumidores sentem-se confortáveis quando sabem que podem devolver os produtos quando os mesmos não são bem o que esperavam. Ter a opção de devolução de fácil acesso passou a ser uma necessidade para os compradores online.

Como pode garantir que a experiência de devolução dos produtos é vantajosa tanto para si como para o consumidor?

Há algumas formas de evitar os maiores constrangimentos que os compradores enfrentam nas devoluções de produtos.

1. Taxas de devolução não estão incluídas

De certeza que já fez uma compra online e quando decidiu devolver percebeu que havia um custo adicional, somado ao custo de envio que já pagou para a encomenda chegar a si. Este é certamente um fator crítico para os seus consumidores. Não só custa dinheiro, como tempo.

Solução: Incluam envelopes de devolução pré-preenchidos em todas as encomendas enviadas e descreva a sua política de devoluções no rótulo ou etiqueta da embalagem. Esta solução previne qualquer tipo de trabalho manual por parte do consumidor (por ex: a escrita de moradas, as razões de devolução, códigos, etc.)

2. Devolver a encomenda num ponto de envio

Ter de levar a sua encomenda até a um local estipulado com o intuito de a devolver é uma etapa indesejada pelos consumidores.

Solução: Facilite o processo de devolução ao permitir a solicitação de recolha ao domicílio ou a entrega num ponto de serviço mais perto do consumidor.

3. Demora semanas a receber o seu dinheiro de volta

Quando efetua a devolução numa loja física a devolução do dinheiro é momentânea, sem lhe fazerem qualquer pergunta. Porém, no caso do e-commerce, os consumidores têm de se preocupar com informação perdida ou atrasada.

Solução: Reconforte os seus clientes através da devolução do dinheiro assim que o item for recebido. Se precisa de verificar o estado da encomenda antes de efetuar a devolução monetária, pode prevenir-se com mais um passo que consiste em informar o cliente da localização da encomenda na sua cadeia de transporte, podendo ainda disponibilizar uma estimativa de tempo que vai levar até ao cliente ser reembolsado.

Não é preciso dizer, mas reforçamos a ideia de que a simplicidade e a padronização levam à poupança nos custos, e as devoluções não são excepção à regra. Simplificar as suas soluções de devolução irá reduzir os seus custos e pode ajudar a gerir o fluxo do seu inventário, ajudando-o a prever as suas despesas e a direcionar a sua atenção para o núcleo principal do seu negócio. Estes benefícios são todos bons, no entanto o que importa retirar daqui é a experiência do consumidor. Quanto mais fácil é fazer negócio consigo, maior a probabilidade dos consumidores quererem continuar a visitar o seu site.

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