As redes sociais tornaram-se num meio de interação preferencial entre os consumidores e as empresas, especialmente para os negócios de e-commerce.
Naturalmente as empresas procuram redes sociais apelativas para os seus consumidores. No topo da lista está o Facebook, que já é incluído na estratégia de muitas empresas mas o YouTube, atualmente a segunda rede social mais utilizada, ainda é bastante ignorada.
Conteúdo Audiovisual
O YouTube já conta com 2 mil milhões de utilizadores, 300 horas de conteúdo audiovisual carregado a cada minuto e 5 mil milhões de vídeos vistos por dia. Com estes números é incontornável incluir esta plataforma na sua estratégia as redes sociais. A plataforma é, ainda, o segundo maior motor de pesquisa da Internet.
Saiba porque é que o Youtube deve fazer parte da sua estratégia e-commerce.
Formatos
Antes de começar a carregar vídeos considere os formatos que vai utilizar e quais serão mais eficazes para a sua estratégia. Ao conhecer a sua audiência entenderá melhor qual dos seguintes formatos funcionará melhor:
- Entrevistas
- Vídeos “How to”
- Vídeos explicativos
- Vlogs
- Demonstração de produtos
- Perguntas e respostas
O seu canal deve de refletir a imagem da sua marca, devendo por isso ser encarado como uma extensão do seu site.
Call to Action
O objetivo dos seus vídeos é transformar a sua audiência em consumidores através de uma determinada ação, Para tal, utilize alguns “call to action”, como pedir ao utilizador para visitar os seus sites, para subscrever a newsletter ou até para ver algum filme específico. A plataforma facilita o processo através de ferramentas próprias que permitem efetuar uma variedade de ações.
Dicas
- Crie conteúdo que resolva os problemas da sua audiência
- Invista em equipamento profissional de vídeo e faça também uma edição de vídeo profissional
- Inclua links para outros vídeos que criou
- Interaja com a sua audiência, quer através de passatempos, comentários ou mensagens
- Conheça as normas da plataforma de forma a alavancar o seu conteúdo
- Publique regularmente para fazer crescer a sua audiência
Perigos
- Não publique vídeos muito curtos
- Não utilize cores conflituosas entre si ou que fujam da identidade da sua marca
- Não utilize somente texto nas suas miniaturas
- Não foque apenas na venda, comece por oferecer conteúdo útil
O YouTube é uma excelente plataforma para trabalhar o marketing de conteúdos da sua marca.