O E-commerce é um fenómeno global que tem vindo a crescer com a massificação da Internet.
Existem cada vez mais lojas online que disponibilizam praticamente todo o tipo de produto ou serviço em que podemos estar interessados.
Nos primórdios comprava-se online livros e música, depois gadgets, roupa e viagens, mas hoje em dia é possível comprar automóveis, seguros, produtos alimentares, material de desporto, medicamentos e muito mais.
O comércio eletrónico é de facto uma forma muito conveniente de comprar porque permite ao comprador fazê-lo no local e momento que pretende, sem ter que se deslocar e receber os produtos em sua casa ou levantá-los num local pré-definido. Portugal não tem passado ao lado desta mega tendência digital e regista um nível de adesão a este modelo de compra já muito significativo.
Deixámos-lhe alguns dados que comprovam o interesse dos portugueses pelo e-Commerce:
-
-
- Em 2017 sabíamos que 4 em cada 10 portugueses já faziam compras online; neste ano os portugueses movimentaram cerca de 4,73 mil milhões de Euros em sites de comércio eletrónico
- No início de 2019 cerca de 43% dos portugueses com mais de 15 anos visitaram sites de E-Commerce; destes as faixas etárias mais representativas estão entre os 15 e os 44 anos
- Os produtos mais procurados são, por ordem decrescente de procura:
- Viagens
- Moda
- Bilhetes para eventos
- Livros/Música/Papelaria
- IT e Mobile
-
- As compras de produtos alimentares, sejam as realizadas em supermercados online, sejam as encomendas de refeições para entrega cresceram também de forma significativa. Conheça as inovações em packaging para alimentos.
- Os portugueses apontam a entrega gratuita como um fator relevante para aumentaram as suas compras online (é valorizado por cerca de 42% dos compradores). Saiba se deve oferecer os portes ou não no seu negócio online.
- O maior dia de compras online em 2018 foi o Black Friday no dia 23 de novembro.