Exportar é visto como a forma mais direta de internacionalizar, ainda assim existem riscos para as empresas que querem atuar neste contexto.
Há vários tipos de risco, para os quais deve estar devidamente preparado. Conheça alguns:
Riscos económicos e financeiros
São todos os riscos que afetam o seu cash flow, lucros ou a viabilidade da sua empresa. Alguns exemplos são:
- O consumidor que não pode ou não quer pagar
- Contratos desrespeitados
- Flutuação da moeda/câmbio
- Um país que sofra de uma crise económica.
Alguns destes problemas podem ocorrer no mercado doméstico, no entanto o risco aumenta em mercados internacionais devido à menor visibilidade que temos sobre a atividade económica e política. Além disso, é mais complicado resolver problemas à distância devido às diferenças entre sistemas jurídicos e idiomas.
Riscos sociais
São o tipo de risco que podem afetar as comunidades locais ou globais, como por exemplo, subornos, envolvimento em financiamento de terrorismo, violação dos direitos humanos e de trabalho, degradação ambiental ou falhas na segurança informática.
Este tipo de violações podem danificar a reputação e credibilidade da sua empresa, tendo impacto negativo nas vendas nos mercados externos e também no mercado doméstico.
Apesar de não participar neste tipo de atividades, a sua empresa pode estar em risco. Muitas empresas viram-se envolvidas em diversas atividades ilegais sem terem conhecimento.
É ainda, importante que tome ações para contrariar o aumento de ataques cibernéticos.
Riscos políticos
Os riscos na exportação políticos são maioritariamente associados a países com economias emergentes, no entanto aquilo a que assistimos atualmente ente países como os EUA, a China ou o Reino Unido mostram que este tipo de riscos pode, ocorrer em qualquer local e a qualquer momento.
Existe vários tipos de riscos políticos:
Expropriação
Os governos estrangeiros podem adotar medidas que tenham como efeito a expropriação do seu investimento.
Violência política
Violência política pode incluir terrorismo, guerra, crises civis e outros eventos políticos que possam causar dano à sua propriedade ou que o impeçam de operar.
Riscos de conversões e transferências
Estes riscos na exportação ocorrem quando um governo estrangeiro o impede de trocar a moeda local para moedas mais correntes, como o Dólar ou o Euro, ou ainda quando não permitem a saída de divisas.
A DHL possui uma plataforma integrada de serviços para envios internacionais – a MyDHL+, que irá facilitar a exportação dos seus produtos.
Saiba ainda para que países exportar, através de uma visita ao nosso site.