DHL Express Portugal > Novidades sobre envios internacionais > Marketing > Consegue Identificar um Email de Phishing? Nós ajudamos!

 

Consegue Identificar um Email de Phishing? Nós ajudamos!

cartoon a simular email de phishing

O correio eletrónico é uma das ferramentas basilares da Internet. Atualmente, seja na nossa vida pessoal, seja em termos de trabalho, o email é um dos principais veículos de comunicação que todos utilizamos. Porém, a crescente utilização do email trouxe consigo alguns fatores de risco. Por isso, e para sua segurança, é imperativo estar atento para identificar tentativas de phishing. 

O que é o phishing

O phishing é um tipo de ataque informático onde alguém utiliza uma comunicação (via email ou outro tipo de mensagem eletrónica) para tentar roubar informação sensível ou confidencial.

Normalmente estes emails são enviados de forma a parecer que nos foram remetidos por uma determinada instituição (por exemplo, um banco ou uma rede social) mas na verdade são enviados por um pirata informático.

Estes emails têm habitualmente como objetivo levar a vítima até uma página na Internet, parecida com a página desse serviço, mas que na realidade é uma página falsa através da qual o pirata informático conseguirá obter os dados introduzidos.

É assim fácil perceber o perigo inerente a um ataque de phishing, uma vez que muitos deles são tão bem desenhados que podem enganar até um utilizador experiente. 

Como identificar um email de phishing

Identificar um email de phishing nem sempre é fácil, mas deixamos-lhe alguns pontos que deve ter em atenção sempre que recebe uma comunicação.

  • Se recebe uma mensagem de um serviço ou plataforma que não utiliza, deve ignorá-la. Possivelmente é alguém à “pesca” (daí a expressão phishing) à procura de ludibriar os utilizadores desse serviço.
  • Atente a todos os detalhes como sejam o nome e email do remetente, o logotipo da instituição que envia e também ao teor da mensagem. É muito normal estas mensagens terem diferenças face aquelas que os serviços legítimos enviam, usando remetentes parecidos ou mensagens com erros ortográficos.
  • Nunca clique num link de uma dessas mensagens sem ter a certeza que é legítimo e, se clicar, não forneça os seus dados se identificar algo estranho.
  • Quando uma mensagem tem anexos pense duas vezes antes de os abrir. Pode parecer um documento de trabalho ou as fotografias das últimas férias e na verdade ser um vírus para infetar o seu computador de forma a concretizar o roubo de dados.

Para sua segurança, o melhor conselho que lhe podemos dar é: desconfie, e sempre que tenha a menor dúvida, confirme com o remetente da mensagem se a mesma é legítima, antes de realizar qualquer ação que lhe esteja a ser pedida.

blank