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Construa e Reforce a Sua Robustez Empresarial

robustez empresarial DHL

Quando a robustez empresarial é reforçada, a empresa, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros ganham segurança e capacidade essencial para fazer face a imprevistos de qualquer ordem.

Como a pandemia Covid-19 mostrou muito bem, quando as empresas são confrontadas com acontecimentos inesperado e ficam com cadeias logísticas paradas, existem aumentos repentinos na procura ou veem reduzida a força de trabalho, a robustez empresarial é vital para sobreviverem.

Se quer saber como pode tornar a sua empresa mais resiliente, continue a ler este artigo onde elencamos como pode reforçar a sua robustez empresarial. 

Promova uma comunicação eficaz

É importante que os colaboradores tenham autonomia para comunicarem entre si e que se sintam confortáveis em partilhar as suas preocupações e propor soluções. As equipas DHL funcionam através de uma conduta “Deep Dives”. Isto é, entre a organização são partilhadas informações e monitorizados eventos para avaliar riscos futuros. Estas ações são realizadas em diferentes níveis na organização de forma a estimular a consciencialização e promover uma boa comunicação dentro e fora da mesma.

Construa uma cultura de trabalho resiliente

Além de linhas de comunicação abertas, uma gestão de risco sólida requer uma cultura de equipas altamente treinadas e comprometidas. Quando as suas equipas gostam do que fazem, têm relacionamentos positivos com os seus gerentes, confiam nas decisões dos líderes da empresa e entendem o propósito e o valor da missão da sua organização, eles respondem com mais eficácia às interrupções e permanecem focados mesmo nos momentos mais críticos.

Na DHL Express, integramos a avaliação de skills no processo de recrutamento, combinando o talento certo com as posições certas, e a nossa iniciativa de treino Certified International Specialist (CIS) tem sido consistentemente reconhecida por capacitar os funcionários a terem sucesso e tomar iniciativas.

Foco no feedback

A comunicação eficaz e a busca por feedback construtivo não terminam nos seus funcionários. Os clientes são, também, imprescindíveis. Para além de fortalecer alianças permitem-lhe obter informações sobre problemas ou falhas nos serviços prestados. Pedir feedback aos seus fornecedores e clientes permitirá antecipar eventuais problemas ou pontos de falha.

 

Além dos pontos referidos, é importante que a sua empresa tenha em atenção novas dimensões, como por exemplo: desenvolver projetos de responsabilidade social, criar metas ambientais e estabelecer parceiras sociais e governamentais, para que a sua organização empresarial seja mais resiliente.

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