A Covid-19 trouxe insegurança e confusão aos consumidores. Por isso, certifique-se que a sua empresa explica de forma transparente como está a continuar a funcionar durante a pandemia.
Para o ajudar na adaptação a esta nova realidade, DHL Express deixa-lhe uma checklist com alguns pontos que deve ter em consideração para o seu site e-commerce.
1. Página Inicial ou Homepage
Na sua página inicial deve estar explícito que aceita e envia pedidos, apesar da situação atual com o Covid-19. Sugerimos que coloque um banner bem destacado com esta informação e eventualmente crie uma página para explicar o que muda na operação nesta fase (prazos de entrega, valor de portes, horários de atendimento, etc).
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2. Páginas de Produtos/Serviços
Frequentemente, os clientes vão diretos à página de categoria de produtos/serviços, sem passar pela Página Inicial e por isso mais uma vez é importante explicar também aí como está a trabalhar nesta fase. Use também a área em que comunica o tempo de entrega para adicionar um breve esclarecimento, como por exemplo “A Empresa tem as suas encomendas regularizadas apesar da crise de COVID-19.”
Consulte o artigo : “DHL Express Portugal: Atualizacão Covid-19”.
3. Carrinho de compras
Use a oportunidade de comunicar no carrinho de compras que tem uma parceria com uma empresa de transporte de encomendas e que consegue realizar as entregas sem perturbações. Ao trabalhar com a DHL Express irá ter o melhor nível de serviço mesmo nesta fase mais complexa e isso pode aumentar a taxa de conversão do seu site, dando ao consumidor maior confiança para encomendar.
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4. Meta Description
Atualize a meta description do seu website para comunicar na página de resultados do Google que a sua empresa continua a aceitar e a realizar a entrega de encomendas online. Pode parecer um detalhe mas apresentar esta informação logo na página de resultados do motor de busca pode fazer a diferença em captar ou não o clique do visitante.
5. FAQ
Na sua área de Perguntas Frequentes, crie um segmento dedicado ao COVID-19 e ao funcionamento da sua empresa com as respostas às perguntas mais frequentes dos seus clientes.
6. Apoio ao Cliente
Neste momento é ainda mais importante divulgar os contactos do seu serviço apoio ao cliente. Verifique todos os dados de contacto bem como os horários de funcionamento para que o cliente sinta total confiança na compra que pretende fazer.
Leia o artigo da DHL: “A importância do serviço de apoio ao cliente em e-commerce”.
7. Newsletter
Enviar uma newsletter com as novidades e mudanças no seu negócio é uma boa maneira de informar os seus clientes sobre o que está a acontecer na sua empresa. E depois disso, e em especial enquanto durar a pandemia, não se esqueça de ter um plano de comunicação via email bem definido com mensagens frequentes para os seus clientes. Isto vai permitir aumentar as vendas do seu site.
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8. Redes Sociais
No Instagram, Facebook ou LinkedIn faça um comunicado sobre a situação atual da sua empresa e coloque todos os dias atualizações e fotos que mostrem a todos como o seu negócio está operacional para reforçar a confiança.
Leia sobre como utilizar o Instagram no seu negócio e-commerce no blog da DHL Express.