Em parceria com a NYU Stern Center for the Future of Management, a DHL Express produziu um Atlas que promove pesquisas de ponta sobre as principais mudanças no plano do comércio internacional. Estas pesquisas trazem informação relevante que permitem que a sua empresa navegue em direção a novas oportunidades de crescimento comercial. Veja uma amostra do que está a ser feito!
Conheça a “DHL Initiative on Globalization”
Inserida no NYU Stern Center for the Future of Management, a DHL Initiative on Globalization, tem como objetivo analisar dados da globalização e realizar investigações que informam gestores, políticos e educadores sobre as mudanças na globalização e o desenvolvimento do comércio global, capital, informações e fluxos de pessoas.
Através da DHL Initiative on Globalization e em resposta a várias questões cruciais para qualquer negócio com entregas internacionais, o “Atlas de Crescimento do Comércio Internacional da DHL“ fornece um mapa detalhado das mudanças nos padrões do comércio global.
Steven A. Altman, Senior Research Scholar e Diretor da “DHL Initiative on Globalization” da NYU Stern Center for the Future of Management, deixa algumas questões no ar:
“Num mundo fustigado por uma série de crises, as questões sobre comércio internacional ganharam destaque nas deliberações empresariais e nas políticas públicas. O comércio ainda é uma fonte atrativa de crescimento? Como é que a geografia do comércio está a mudar?”
Este Atlas baseia-se na análise de mais de um milhão de dados sobre os fluxos comerciais de país para país. Está curioso? Em baixo deixamos-lhe todos os pontos chave!
O que tem afetado as cadeias de abastecimento? E como vai ser daqui para a frente?
Os últimos dois anos foram impactantes para o comércio a nível mundial. A cauda longa da COVID-19 e a Guerra na Ucrânia têm-se mostrado grandes desafios que têm afetado as cadeias de abastecimento a nível global.
- COVID-19
A pandemia de COVID-19 produziu o maior declínio no comércio internacional registado à data, mas teve também, uma rápida recuperação.
Desafiaram-se as previsões de que “A pandemia de Covid-19 desencadearia o fim da globalização.” Apesar do comércio ter caído no início de 2020, no início de 2021, mais do que nunca, mercadorias começaram a ser entregues em grande escala além das fronteiras nacionais!
No início da pandemia, havia um aumento do interesse em encurtar as cadeias de abastecimento e ter uma produção mais próxima dos clientes. Mas como o comércio e cadeias de fornecimento globais entregaram uma quantidade recorde de mercadorias, muitas empresas voltaram a focar-se em vender para o exterior.
- Guerra Ucrânia
A guerra na Ucrânia confrontou a globalização com mais um choque, mas a evidência até agora aponta para um impacto muito menor no crescimento do comércio global em relação à pandemia.
Com tudo isto, e como já seria de esperar, a inflação global está em alta e as economias estão a desacelerar fruto da subida sustentada e acelerada dos preços.
Mas, nem tudo é mau, as projeções mais recentes indicam que o comércio crescerá um pouco mais rápido em 2022 e 2023 do que na década anterior. Nomeadamente, ao nível do crescimento do PIB, o que ressalta o papel do comércio internacional na economia mundial.
Ao olhar para o futuro dos negócios qualquer empresa que tenha ambições internacionais deve ter presente que há países que estão a alcançar um crescimento comercial mais forte e locais onde novos polos de crescimento podem surgir.
O crescimento do comércio expande-se geograficamente!
Prevê-se que a China continue a alcançar um maior crescimento comercial do que qualquer outro país até 2026, mas a sua participação no crescimento do comércio global provavelmente cairá para metade.
A aceleração do e-commerce transfronteiriço que saiu reforçado na pandemia está a mudar ainda mais o cenário. As economias emergentes estão a alcançar níveis mais elevados de inovação e a exportar produtos cada vez mais sofisticados.
Afinal, quais são os novos polos de crescimento do comércio?
O centro de gravidade do comércio global está a mudar. Os novos polos de crescimento do comércio surgem principalmente no Sudoeste e Sul da Ásia.
O Vietname é um destes casos. É um dos 10 países que mais cresceu nos últimos cinco anos e, tanto pela velocidade como pela escala do seu crescimento comercial, as suas perspetivas futuras permanecem muito fortes.
A Índia e as Filipinas, em particular, estão prestes a dobrar as suas taxas de crescimento no volume de comércio em comparação há cinco anos.
O crescimento do comércio está também a acelerar na África Subsariana. A previsão de exportações desta região é particularmente impressionante, considerando que ficou em último lugar no crescimento das exportações de 2016 a 2021. Mas a verdade é que cinco dos dez países com o crescimento comercial mais rápido projetado até 2026 estão no continente Africano.
Estes são alguns dos exemplos mas no Atlas da DHL Express apresentamos-lhe 173 perfis detalhados de países e os respetivos padrões de comércio. Leia o Atlas para ter acesso a todos os detalhes e poder tomar decisões para a sua empresa. Seguramente encontrará no Atlas algumas economias que o irão surpreender pela sua evolução e crescimento.
E se a sua empresa necessitar de fazer envios a nível internacional, lembre-se que a DHL Express, é a empresa mais internacional do mundo, com presença em mais de 220 países e territórios. Estamos no centro do comércio global e por isso procuramos ajudar os nossos clientes a identificar oportunidades de negócio nos mercados mais prósperos a nível global.
Esta é apenas uma amostra do tipo de suporte comercial que se pode esperar ao tornar-se parceiro da DHL Express.
Pode optar por falar com os nossos especialistas para discutir como é que uma conta internacional de negócios pode ajudá-lo a expandir a sua empresa pelo mundo! E ainda consultar os Guias Internacionais que temos para si.