Para os ciclistas urbanos poucas cidades são melhores do que Roterdão para pedalar. Todos os dias são percorridos cerca de um milhão de quilómetros na rede de ciclovias da cidade, então porque não usar essa infraestrutura para realizar entregas com zero emissões?
Diariamente fazem-se mais de 560.000 viagens de bicicleta em Roterdão e muitas vezes as bicicletas circulam mais rápido do que os carros presos no trânsito. Infelizmente alguns desses carros são veículos de entrega, que dessa forma contribuem para o congestionamento da cidade e para as emissões de carbono.
Com a pandemia de COVID-19 houve um aumento acentuado na procura de serviços de e-commerce, ou seja, são necessários mais veículos para realizar as entregas. Desta forma, cabe agora às empresas de logística explorar soluções sustentáveis para o planeta sem descurar a qualidade do serviço.
Inspirada pela comunidade de ciclistas e pelas infraestruturas de Roterdão, a DHL criou um modelo de entrega com zero emissões em que os seus estafetas, em bicicletas elétricas, são agora uma visão familiar entre os ciclistas da cidade.
Esta nova forma de serviço não só está alinhada com a Missão 2050 da DHL que tem como objetivo alcançar zero emissões em todo o mundo, mas também se encaixa no projeto de Roterdão de criar uma zona urbana com emissões zero até 2025.
A bicicleta fora de Roterdão
Com o aumento da população mundial e a tendência de urbanização global, as soluções de entrega terão obrigatoriamente de considerar o seu impacto ambiental atendendo às mudanças no comportamento do consumidor.
Depois de atingir o seu ambicioso objetivo na Holanda, a DHL está a levar o modelo para o exterior, introduzindo soluções de emissão zero em outros locais. Desta forma as entregas feitas em bicicleta estão também a ser implementadas em países como a Áustria, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Irlanda e México.
Rumo às zero emissões
Entregas cada vez mais rápidas e ecológicas trazem inúmeros benefícios às empresas, que por seu lado têm cada vez mais em consideração as melhores práticas de sustentabilidade.
A DHL está atualmente a liderar a transição para uma logística verde – uma pedalada de cada vez.