A DHL e a Cranfield School of Management lançaram um estudo que analisa a influência do e-commerce nos negócios B2B.
Foram analisadas as tendências e o potencial significativo do e-commerce para as empresas business-to-business (B2B). Consiste num guia prático com a análise de estratégias digitais específicas usadas por empresas que têm desenvolvido a sua oferta internacional através do e-commerce.
A influência do E-Commerce
“O e-commerce está a transformar radicalmente a forma como as empresas B2B operam e a proporcionar o aparecimento de novas oportunidades de mercado em todo o mundo. De maneira idêntica desafia as empresas já estabelecidas a manterem-se atualizadas com novas práticas”, disse John Pearson, CEO da DHL Express Europa. “Com base na nossa experiência com o setor B2B e na nossa resposta de sucesso ao B2C internacional, a DHL Express está muito bem posicionada para poder ajudar as empresas a expandirem-se mais ativamente no e-commerce”.
De acordo com a Forrester Research, espera-se que as transações internacionais B2B ascendam a 1200 mil milhões de dólares em cinco anos. Veja mais estudos pela Forrester aqui. Para capitalizarem este potencial de crescimento as empresas têm de oferecer uma experiência ao consumidor mais flexível, escalável e móvel. Algo que acontece em comércio online de B2C.
As transações B2B exigem a adaptação de determinados recursos e funcionalidades do website. Catálogos de produtos e apoio direto ao cliente, melhor integração de sistemas de frontend e backend e processos de logística end-to-end. Assim, estas funcionalidades são cruciais para empresas B2B que procuram oferecer esta experiência ao cliente. Leia sobre o caminho para uma experiência de consumidor de excelência.
Recursos essenciais para as plataformas de e-commerce B2B
“Ao longo da nossa pesquisa, identificámos três modelos de empresas que estão envolvidas no e-commerce: as empresas jovens, as intermédias, e as verdadeiramente inovadoras”, afirmou o professor Michael Bourlakis, Presidente de Logística e Gestão de Cadeias de Abastecimento da Universidade de Cranfield. “As empresas jovens, por exemplo, possuem ainda funcionalidades básicas nos seus sites. As inovadoras, por outro lado, têm ofertas sofisticadas e utilizam tecnologias avançadas. Como a aprendizagem automática e a realidade virtual – para conseguirem antecipar as exigências dos clientes e oferecer experiências personalizadas.”
O documento identifica cinco categorias de recursos essenciais para as plataformas de e-commerce B2B:
- infraestrutura digital,
- experiência do cliente,
- personalização do cliente,
- integração perfeita,
- sincronização de logística
Além disso o documento oferece recomendações práticas para as empresas que pretendem desenvolver as suas capacidades nestas cinco categorias. Por exemplo, no uso de ferramentas de business intelligence com o objetivo de captar dados e promover a melhoria das opiniões do cliente, assim como a procura de cadeias de abastecimento de grandes retalhistas para se inspirarem no desenvolvimento de vendas em rede omni-channel.