A DHL começou a distribuir encomendas em Ghent com um novo tipo de bicicleta, o cubiciclo. Este é um veículo de entregas sustentável que é utilizado em Antuérpia há mais de um ano passando agora a ser também utilizado em Ghent.
O cubiciclo é uma bicicleta de quatro rodas elétrica de transporte de encomendas. Tem armazenamento suficiente para transportar um total de 125kg. Este veículo é utilizado para a realização de entregas de encomendas na cidade. O correio parte de um centro de serviços nos arredores da cidade e é entregue por estes veículos.
Com esta iniciativa das em Ghent, a DHL fica mais perto de cumprir o seu objetivo de reduzir as emissões de CO2 em 30% até 2025, inserido no programa Go Green.
Esta também demonstrou ser uma medida mais eficiente do que as entregas feitas pelas carrinhas. Os cubiciclos conseguem chegar a todos os pontos da cidade, incluindo os pedonais, e ao contrário das carrinhas não têm de ter em consideração os seis setores em que a cidade está subdividida (desde o lançamento do novo plano de circulação de Ghent).
“Graças ao cubiciclo, podemos deixar as carrinhas tradicionais fora do centro de Ghent. As encomendas são armazenadas num armazém em Wiedauwkaai. Daí, o cubiciclo parte para a primeira ronda de entregas. Assim que as encomendas estejam todas entregues o cubiciclo regressa ao armazém para recolher novas encomendas. Este método de entregas tem demonstrado ser eficiente. É também mais produtivo do que as entregas feitas por carrinhas”, diz Danny Van Himste, diretor geral da DHL Express, na Bélgica.
O objetivo da DHL Express, é que os cubiciclos passem a ser utilizados noutras cidades belgas, como Leuven, Bruges, Kortrijk e Mechelen, tornando-se assim numa empresa mais amiga do ambiente.
Saiba mais sobre o programa Go Green da DHL.